segunda-feira, 11 de abril de 2011

“Morre destacada comunista e advogada chilena” (Fonte: Prensa Latina)


“Autor(a): Martha de la Caridad Moya Delgado

Forças da esquerda chilena, organizações sociais e grupos defensores dos direitos humanos despedem hoje à destacada lutadora comunista e presidenta da Associação Americana de Juristas, Graciela Alvarez.
Os funerais da reconhecida advogada terão lugar nesta quarta-feira no Parque del Recuerdo desta capital, após ter sido velado seu corpo na casa Michoacán de Los Guindos, comuna La Reina, onde viveu o poeta e comunista chileno Pablo Neruda.
Chela, conhecida por este alcunha caro , faleceu na véspera de uma grave doença, informou o Comitê Central do Partido Comunista, que recordou sua versátil e abnegada labor à frente de lutas reivindicativas pelos direitos das mulheres e na defesa das causas populares.
Na vida política a jurista teve um papel importante na primeira campanha presidencial de Salvador Allende, situação que virou em perseguição e encarceramento durante o regime militar de Augusto Pinochet (1973-1990).
Depois de se titular como advogada da Faculdade de Direito da Universidade do Chile em 1947, Chela se dedicou à defesa dos trabalhadores e às causas dos direitos humanos, período onde assumiu como advogada do então senador Pablo Neruda no processo impeachment que lhe instruiu o governo de González Videla.
Nessa etapa também integrou o Movimento Pró Emancipação da Mulher Chilena e impulsionou o projeto de lei sobre sufrágio universal feminino.
Já nos últimos anos como dirigente da Associação Americana de Juristas participou em congressos na Guatemala, Cuba, Equador, Argentina, Bolívia e o Equador.
A prestigiosa jurista nem só foi uma lutadora incansável com as causas dos mais desabrigados de seu país, como os mapuche ou os perseguidos políticos na ditadura, senão também com outros povos.
Como expressão de sua solidariedade com a Revolução Cubana apoiou ativamente a demanda do povo da Ilha em favor da libertação dos cinco lutadores antiterroristas cubanos presos nos cárceres norte-americanos desde 1998, após um torcido processo judicial.”


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário