“O deputado federal Delegado Protógenes (PCdoB-SP) realizou, nesta terça-feira (03), uma audiência pública para ouvir denúncias dos petroleiros que acusam a Petrobrás de várias irregularidades. Segundos os trabalhadores a empresa esta adotando uma política equivocada de recursos humanos, Saúde dos empregados, Meio Ambiente e segurança.
Em carta aberta publicada pela Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET) os petroleiros afirmam que a terceirização da empresa “atingiu o seu grau máximo de precarização, acima de 75 % do corpo funcional”, que conforme o balanço social de 2009 chega a 295.260 funcionários. Segundo a AIPET, o número representa um risco estratégico, pois milhões de reais gastos pela empresa são utilizados para treinar funcionários que não fazem parte do quadro efetivo da empresa. A associação considera que os 476 acidentes, nos últimos 5 anos, e a média de 2 mortes por mês são conseqüências desta política.
Os trabalhadores denunciam ainda que unidades com presença de agentes nocivos, como hidrocarbonetos e benzeno, estão extrapolando a jornada de trabalho, além de impedir que milhares de trabalhadores obtenham o benefício da aposentadoria especial. O fato tem ocorrido, porque as empresas terceirizadas não recolhem a alíquota que garante a aposentadoria, o que caracteriza sonegação de impostos. A AEPET e a Associação dos Empregados da Petrobrás (AEPETRO) afirmam que a atitude também eleva os gastos com a saúde pública por causa do adoecimento precoce dos petroleiros.
Após ouvir as alegações dos trabalhadores, o deputado Delegado Protógenes se comprometeu a criar a Frente Parlamentar em Defesa dos Recursos Naturais do Brasil. O Objetivo da Frente é verificar as denúncias dos trabalhadores, elaborar e apoiar projetos que garantam a soberania nacional de seus recursos naturais, e também o devido respeito à dignidade e direitos dos petroleiros.”
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez
Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br