sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

“Terceirização provoca mais uma tragédia na Cemig” (Fonte: Online Bancário)

Acidente com segunda vítima fatal neste ano comprova a falta de uma política de saúde e segurança


Escrito por: Sindieletro-MG


Mais uma tragédia que envolve a terceirização na Cemig e a falta de uma política de saúde e segurança construída a partir das propostas dos trabalhadores, marca este início de 2011. O eletricista do consórcio Setap – que reúne empreiteiras na prestação de serviços na rede elétrica da Cemig – Thiago Matias Carvalho, 26 anos, esposo, pai de quatro filhos, foi a segunda vítima de acidente fatal este ano. Ele morreu na manhã de segunda-feira, 21 de fevereiro, durante a atividade de substituição de poste, em uma avenida marginal à BR 365, no bairro Roosevelt, em Uberlândia.

Durante a manobra para a colocação do novo poste, o equipamento quebrou e para não ser atingido pela queda o eletricista tentou correr. Mas tropeçou em cordas e caiu embaixo de um caminhão de limpeza urbana de Uberlândia. Tiago morreu na hora.

As primeiras apurações do Sindieletro apontam que podem ter ocorrido falhas para a realização do serviço com absoluta segurança para a equipe de eletricistas terceirizados. Como a avenida era marginal à rodovia BR 365, os veículos já entram na via em alta velocidade. O local onde o poste estava sendo instalado só foi isolado parcialmente, ou seja, metade da avenida ficou aberta para o trânsito. Ainda conforme as apurações preliminares do Sindieletro, o serviço deveria ser executado por uma equipe maior de trabalhadores e com o apoio de guardas de trânsito da cidade ou da Polícia Militar, para o total fechamento da via pública. Além disso, o Sindicato questiona e quer saber se foi usado os equipamentos necessários e adequados para a manobra e se a equipe recebeu treinamento suficiente.

O diretor de Saúde e Segurança do Sindieletro, Argemiro Ferro, lamenta a morte de mais um trabalhador a serviço da Cemig, lembrando que, infelizmente, em 2011 a Cemig vem mantendo não só a média de um acidente fatal a cada 45 dias, nos últimos 12 anos, como também já registra dois óbitos nos dois primeiros meses deste ano. A primeira morte de trabalhador em 2011 aconteceu em 14 de janeiro e foi a do eletricista também terceirizado, Lucas Rodrigues dos Reis, 24 anos.

“Nenhum acidente envolvendo trabalhadores da Cemig, do quadro próprio ou terceirizado, é uma fatalidade. Para nós, tantas tragédias poderiam ser evitadas se a Cemig debatesse com os trabalhadores uma política de saúde e segurança que funcione de verdade. Além disso, para evitar tantas perdas, é preciso acabar com as terceirizações das atividades-fim”, cobrou.




Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

“EUA: Trabalhadores ocupam sede do governo de Wisconsin” (Fonte: Online Bancário)

“Escrito por: Prensa Latina

O movimento sindical no estado americano de Wisconsin deu continuidade aos protestos contra a tentativa do governo local, chefiado pelo republicano Scott Walter, de anular os direitos de negociação contratual coletiva dos trabalhadores. Na semana passada os trabalhadores chegaram a ocupar o Capitólio, sede do governo estadual, por algumas horas.

O plano do governador também obrigaria os trabalhadores a pagar mais caro pelo sistema de aposentadorias e pelos planos de saúde.

O projeto provoca há já quase duas semanas protestos irados nos arredores do Capitólio estatal, em Madison, e ameaça por deslocar-se para outras regiões do país, onde políticos republicanos pretendem repetir os passos de Walter.

No último fim de semana o governador recusou-se a negociar com os manifestantes, enquanto se mantém a expectativa pelo desfecho do movimento em todos os Estados Unidos. Outros governadores republicanos temem ter de enfrentar poderosos sindicatos de funcionários públicos em protesto contra suas políticas de cortes nos orçamentos.

Acabar com o projeto de Walter é chave para os sindicatos públicos, que formam uma parte importante da base do Partido Democrata.

O presidente estadunidense, Barack Obama, e outros democratas necessitarão do apoio dos sindicatos nas eleições de 2012 para contrabalançar o enorme fluxo de fundos corporativos para campanhas políticas, permitidos por uma decisão da Corte Suprema no ano passado.

De acordo com a mídia estadunidense, Walker prevê que seu estado encabeçará uma ofensiva em todo o país para debilitar os sindicatos que negociaram pacotes de compensação, a seu ver, excessivos.

Ao mesmo tempo, os trabalhadores esperam que o governador faça concessões depois de que enfrentaram cortes em seus benefícios como aposentadoria e planos de saúde, que afetarão em até 8% os salários de muitos trabalhadores.

Espera-se que os protestos se espalhem para Ohio e Indiana, onde os republicanos tratam de aprovar medidas semelhantes.

A tensão teve uma forte escalada no último fim de semana, quando membros do movimento extremista Tea Party realizaram uma marcha em apoio à medida, com o argumento de que é necessária "para enfrentar o déficit fiscal do estado".

Do mesmo modo, o presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, ameaçou vetar a lei do Orçamento, se a Casa Branca não concordar em reduzir seus gastos.

Boehner advertiu que não aceitará sequer uma extensão do prazo de financiamento, o que faria com que, no dia 4 de março, o Governo nacional ficasse sem um tostão.”



Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez


Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

“Empregados de cartório são regidos pela CLT” (Fonte: TST)





Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

“Sindicato do ES barra novas agências do Bradesco sem portas de segurança” (Fonte: Seeb ES)

“O Sindicato dos Bancários do Espírito Santo conseguiu garantir que as novas agências do Bradesco instaladas no Estado tenham porta eletrônica de segurança. O novo layout projetado pelo banco, já implantado em outros estados, exclui o equipamento.

Além de ressaltar a importância da porta para garantir a segurança dos clientes e funcionários, outro argumento apresentado pelo Sindicato nos contatos com o Bradesco foi a Lei Estadual nº5229, que obriga todos os bancos a instalarem a porta com detector de metais e vidros laminados.

A agência do Bradesco em Cachoeiro de Itapemirim chegou a ser inaugurada sem o equipamento, mas o Sindicato entrou em contato com a direção nacional do banco, em São Paulo, e reverteu a situação. O banco também garantiu que a agência de Jardim Camburi, que já está em funcionamento, ganhará porta de segurança nos próximos dias. As demais agências, ainda que passem por reformas no seu layout, terão o equipamento.

O projeto do Bradesco deixa clientes e funcionários expostos a risco de assaltos. "A porta eletrônica é indispensável, pois inibe assaltos ao dificultar a entrada de pessoas com armas", afirma Douglas Garcia dos Reis, diretor do Sindicato e funcionário do banco. Ele lembra, no entanto, que não basta ter a porta, mas fazer a manutenção periódica do equipamento. "É fundamental que as portas estejam funcionando corretamente", afirmou.”






Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

“Companhias resistem a admitir compra de empresas que desmatam e empregam trabalho escravo, diz pesquisa” (Fonte: Rede Brasil Atual)

“Segunda edição do Estudo Conexões Sustentáveis mostra que muitas corporações preferem não investigar procedência de produtos que compram

São Paulo – Empresas que atuam na maior cidade do país continuam presentes na cadeia produtiva de setores marcados por desmatamento e trabalho escravo. O 2º Estudo Conexões Sustentáveis detecta que algumas das maiores corporações do país seguem a comprar produtos provenientes de áreas desmatadas ou de empregadores de trabalho escravo. Além disso, elas preferem não investigar nem exigir garantias de sustentabilidade socioambiental a seus fornecedores.
Os resultados coincidem com os mostrados na primeira versão do trabalho, publicada em 2008. Empresas do setor frigorífico, como Bertin, JBS e Cargill, e de móveis, como Casas Bahia e Marabraz, continuam comprando de produtores envolvidos em desmatamento e trabalho escravo.
“A gente partia do pressuposto de que nem todo mundo sabia o que estava ocorrendo em sua cadeia produtiva. Agora, sabe”, avaliou Oded Grajew, coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, durante o lançamento do estudo, nesta quarta-feira (23), na capital paulista.
“Isso (não exigir dos fornecedores o cumprimento da lei) vai fazer mal para as empresas. Mais cedo ou mais tarde, elas vão ter de aderir. Ou porque podem sofrer ações legais ou porque podem sofrer a pressão econômica de não ter mais consumidores”, pondera.
A intenção do levantamento é mostrar como todos os elos da cadeia, incluindo os consumidores, são corresponsáveis pelas violações cometidas na ponta da produção. O estudo tem como foco os setores de soja, madeira e pecuária e a maneira como as pessoas na cidade de São Paulo acabam comprando produtos que são fruto de violação.
Desde 2008, quando foi lançada a iniciativa por um grupo de ONGs, algumas empresas assinaram o pacto pelo qual se comprometem a rastrear entre seus fornecedores aqueles que descumprem regras ambientais e sociais. As maiores redes de supermercado do país firmaram o compromisso, o que constituiu um avanço considerável.
Três anos depois, a avaliação é de que a postura do setor privado melhorou, mas ainda falta um longo caminho a percorrer. As ONGs Repórter Brasil e Papel Social, responsáveis pela coleta de dados, constataram que, muitas vezes, trata-se de uma transação indireta, na qual uma outra empresa adquiriu do produtor envolvido em ilegalidades. Os ativistas entendem que isso não tira a responsabilidade dos demais participantes da cadeia.
Roberto Smeraldi, diretor da Amigos da Terra, afirma que é preciso abandonar a postura pela qual uma empresa finge desconhecer os elos da cadeia produtiva. “Deve partir para uma política positiva de compras, ou seja, divulga o que tem como critério na hora de comprar. Exige o que quer, e não o que não quer”, exemplifica.
Questionadas, muitas das corporações destacaram que, embora o fornecedor em questão tenha pendências sociais ou ambientais, os produtos a elas entregues provêm de áreas legais. “A única resposta admissível seria a de que vão rastrear completamente a cadeia de fornecedores”, lamenta Valmir Ortega, diretor do Programa Cerrado-Pantanal e ex-secretário de Meio Ambiente do Pará. “É muito provável que nessa mesma cadeia, nesse mesmo produtor, nesse mesmo comprador, existam dezenas de outros casos”, avalia.

Manobra e avanço

O estudo detectou também que alguns produtores do setor de pecuária têm tentado driblar a pressão do mercado e a legislação: pouco antes do momento de venda, transfere-se o boi de uma área grilada ou na qual foi flagrado trabalho escravo para uma que esteja regularizada.
Quanto à madeira, a novidade positiva é o compromisso de algumas empresas da construção civil de que irão assinar o pacto e revisar toda a cadeia produtiva. Este ponto é especialmente importante para os envolvidos no Conexões Sustentáveis devido ao aumento exponencial do setor nos últimos anos e à perspectiva de que seguirá em crescimento por pelo menos mais duas décadas.
Ainda assim, as ONGs pedem que os governos nas três esferas, importantes consumidores de madeira para construção, fiquem mais atentos à procedência dos materiais. Ortega estima que metade da madeira extraída anualmente no Pará venha de derrubada ilegal da mata, o que proporciona um lucro estimado em R$ 3 bilhões de reais ao ano, uma parcela considerável para um estado que tem uma arrecadação total de R$ 50 bilhões.
“A ideia é resolver o problema. Não é vingar ninguém, mas instar a que todos os elos da cadeia façam sua parte porque se um elo da cadeia falhar, todo o trabalho falha”, adverte Sergio Mauro Santos Filho, do Instituto Socioambiental. Ele lembra que a população e as empresas de São Paulo precisam reconhecer que têm participação no desmatamento da Amazônia.





Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

“Lei estadual obriga bancos a colocar divisórias entre os caixas em São Paulo” (Fonte: Seeb SP)

“Uma nova lei pode obrigar os bancos a colocar divisórias nos caixas (tanto nos eletrônicos quanto nos operados por funcionários), isolando quem faz saques dos outros clientes.

O projeto do deputado Vanderlei Siraque (PT) foi aprovado nesta terça 22 pela Assembleia Legislativa de São Paulo e tem por objetivo evitar a ação de olheiros dentro das agências e posteriores roubos nas ruas, chamada de crime da "saidinha" dos bancos. Para virar lei, o projeto depende da sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Os biombos deverão ter no mínimo 1,8 m de altura e ser de material opaco, que impeça a visibilidade. De acordo com Siraque, a medida, se aprovada por Alckmin, terá de ser implantada em 90 dias. Em caso de descumprimento, o projeto prevê multa diária de R$ 8.725.”






Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

“Leilão de compra de energia elétrica de curto prazo - fevereiro/2011”

“A COPEL comunica que estará promovendo no dia 28/02/2011 leilão de compra de energia elétrica de curto prazo para fornecimento no mês de Fevereiro/2011, cuja adesão poderá ser feita até às 10:00 horas do dia 28/02/2011.

Para obter o Edital com as condições e prazos relativos ao processo de venda, clique nos links abaixo para fazer o download dos documentos ou entre em contato com a nossa área de Comercialização através do e-mail com.energia@copel.com .



Edital

Anexo I - Termo de adesão

Anexo II - Minuta do contrato



Anexo III - Termo de nomeação de representante durante o processo licitatório





Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

“Patrimônio da Celesc apodrece em Tijucas” (Fonte: Notícias do Dia-Tijucas)

“Transformador novo fica dois anos abandonado no meio do mato na zona rural do município

Funcionários da estatal estiveram no local para retirar o medidor, mas o transformador ficou

Um transformador da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) apodrece há quase dois anos na localidade de Timbé, na zona rural do município. O equipamento, comprado em 2005, custou R$ 1,1 mil. Parte do transformador foi furtada, mas ainda existem peças com utilidade. O gerente da estatal garante que irá buscar os despojos hoje.

A rede levava energia elétrica para o terreno de uma empresa de extração de areia. Segundo o proprietário da área, Clodoaldo de Souza, o poste que sustentava o transformador foi derrubado há quase dois anos. Na época, o terreno tinha a estrutura, mas estava com o fornecimento interrompido. “Eu mandei ligar a luz, mas logo derrubaram o poste a marretadas. Depois disso, desisti de manter a extração no local”, revela. Leia a íntegra da reportagem na edição impressa do jornal Notícias do Dia desta sexta-feira.”


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

“Consumo de energia no Brasil cresce 6,5% em janeiro sobre 2009, informa a EPE” (Fonte: Brasil Econômico)

“No mês, foram consumidos 35.812 gigawatts-hora (GWh), disse a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). No acumulado de 12 meses, o crescimento registrado foi de 7,6%ante os 12 meses anteriores. Em 2010, a empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia registrou aumento no consumo de 7,8%. “Os dados consolidados indicam taxas de crescimento expressivas em todos os segmentos”, disse a EPE, em nota.

Autor: Redação


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

“Multiner inaugura usina eólica Alegria 1 em Gamaré, no Rio Grande do Norte” (Fonte: Brasil Econômico)

“A usina é a primeira de um par e tem capacidade de geração de 51,15 MW, energia suficiente para abastecer 70 mil moradias. Juntas, as duas unidades formarão o maior parque eólico da América Latina com capacidade de geração de 151,8 MW. O investimento na construção de Alegria 1, que opera com 31 aerogeradores da fabricante dinamarquesa Vestas, foi de R$ 330 milhões.

Autor: Redação



Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

“EUA apostam no Brasil para fornecimento” (Fonte: Folha de S. Paulo)

“Durante a visita do ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) a Washington, que terminou ontem, os EUA afirmaram desejar transformar o Brasil em grande fornecedor de combustíveis fósseis ao mercado americano. "[Os americanos] manifestaram interesse em importar petróleo do Brasil no futuro e mencionaram que podemos nos tornar importante fornecedor a partir das reservas do pré-sal", afirmou Patriota.

O plano seria de longo prazo -ao menos uma década. Para os EUA, é importante diversificar o fornecimento de energia, que na América Latina conta hoje muito com a Venezuela. A questão foi discutida entre Patriota e Michael Froman, assessor do Conselho de Segurança Nacional. Os dois abordaram também a possibilidade de o Brasil exportar biocombustível para aviação aos EUA.

Na área da energia renovável, o ministro tentou impulsionar parcerias para produção e venda do álcool brasileiro. Segundo diplomatas, a presidente Dilma Rousseff não está satisfeita com os resultados das parcerias até agora. A questão das barreiras comerciais americana ao álcool brasileiro, porém, não avançou.

Autor: Andrea Murta





Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

“Bertin busca perdão de R$ 350 milhões” (Fonte: o Globo)

Grupo negocia com Chesf passivo por energia que não foi entregue

Brasília - Em sérias dificuldades financeiras, o grupo Bertin tenta arrancar da estatal Chesf um perdão de quase R$ 350 milhões. O passivo foi gerado pela não entrega de energia contratada pela subsidiária da Eletrobras junto a duas térmicas do grupo no Nordeste, Maranacau e Borborema, com capacidade de 230 megawatts médios.

Pela não entrega de energia, o Bertin deve R$ 146 milhões à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que faz a compensação e regulação de contratos no setor. Além disso, o grupo tenta escapar da multa de R$ 200 milhões por quebra do contrato com a Chesf.

O Bertin formou com a Chesf e a construtora Andrade Gutierrez o pelotão de frente do consórcio montado pelo Palácio do Planalto que venceu em abril de 2010 o leilão da usina de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. Por falta de fundos, o Bertin anunciou semana passada sua saída da hidrelétrica, cujo canteiro de obras já está sendo montado.

A negociação está sendo conduzida pelo sócio majoritário do grupo, Fernando Bertin, e as principais autoridades do setor elétrico. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, convocou ontem uma reunião dos envolvidos, disse o presidente da Chesf, Dilton da Conti. Mas não houve entendimento.

O assunto pode parar na Justiça, pois é melhor para a Chesf receber a multa que repactuar o contrato. Segundo Conti, a negociação só começou:

- Não foi uma reunião de negociação, foi para nivelar, para que todos ficassem na mesma base (de conhecimento do assunto). Os valores podem ser R$ 200 milhões, R$ 400 milhões. Eles são muito significativos, mas esses números são hipotéticos. Fernando Bertin, por sua vez, disse na próxima semana haverá outra reunião.

No âmbito da CCEE, se não tem a energia própria que prometeu o participante tem de comprar no mercado livre para entregá-la. Para isso, além de arcar com o custo mais elevado, ele tem de depositar uma garantia (penalidade pelo calote). Esse é o fato gerador dos R$ 146 milhões, com os quais o Bertin não pode arcar.

Uma negociação pode alterar os termos do contrato, e a multa contratual pode ser revista ou excluída. Sem acordo, a CCEE executa a dívida nos termos previamente acertados”

Autor: Mônica Tavares



Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

“Térmicas e Região Sul compensaram paradas de Angra 1 e Angra 2” (Fonte: DCI)

“O Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que autorizou o aumento de despacho em 700 MW de quatro termoelétricas e de 1,3 GW de usinas hidroelétricas da Região Sul (incluindo Itaipu) para compensar o desligamento das duas centrais termonucleares de Angra. 

Essa medida durou um dia, já que a Eletronuclear informou ontem que a usina de Angra 1 (640 MW) voltou ao Sistema Interligado Nacional (SIN) na manhã de quinta-feira. A central termonuclear havia sido desligada na quarta-feira por problemas de tensão nas linhas de transmissão externas à usina. 

Um dia antes, Angra 2 também havia sido retirada do sistema elétrico por falha no sistema de medição de pressão de vapor principal, na saída da turbina de alta pressão - parte convencional da usina - que levou a uma falha da sinalização da Chave de Abertura em Carga. O retorno de operação da segunda usina estava previsto para ontem.

Expansão

A necessidade de aumentar a geração de energia para o SIN veio do aumento na demanda de energia no País. Somente em janeiro, informou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em sua resenha mensal, aumentou 6,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Dentre as classes de consumo, a demanda da indústria avançou 6,6% sobre janeiro de 2010. O consumo residencial subiu no mesmo patamar, 6,5%, e no comércio e serviços a alta foi um pouco maior, 7%, na mesma base de comparação. No total, o consumo de energia em janeiro alcançou 35,812 mil GWh.

Já a Multiner inaugurou ontem a primeira fase do seu parque eólico em Guamaré (RN). A usina, nomeada como Alegria I tem capacidade de geração de 51,15 MW e consumiu investimentos de R$ 330 milhões. A próxima etapa do projeto contemplará o parque Alegria II cuja capacidade de geração será de 100,65 MW. Segundo Hugo Seabra de Souza, diretor vice-presidente da Multiner, a nova fase já foi iniciada, ao lado do parque inaugurado ontem.

Cemig

Em uma teleconferência para avaliar os impactos da nova norma contábil sobre o setor elétrico, o superintendente de Controladoria da Cemig, Leonardo George, disse que a empresa está reavaliando seus ativos mais antigos. Ele disse que os números que a companhia apresenta atualmente datam de 1995, época da ultima revisão de valor desses ativos de geração, que está em R$ 4 bilhões. Segundo o executivo essa medida deverá apresentar um forte impacto sobre o patrimônio líquido.”





Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

“Investimento global em energia limpa vai subir em 2011, diz ONU” (Fonte: Estado de São Paulo)

“Os investimentos globais em energia limpa devem alcançar neste ano 240 bilhões de dólares, puxados principalmente pelas ações de Brasil, China e Índia, disse um dirigente da ONU na quarta-feira. O Programa Ambiental da ONU disse que os investimentos em energias renováveis saltaram de 162 bilhões de dólares em 2009 para 180 a 200 bilhões em 2010, graças principalmente ao empenho dos três grandes países emergentes. A ONU estima que seria necessário um investimento anual de 360 bilhões de dólares para tornar a energia mais limpa.”


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

“EDP Renováveis tem perdas de 30% pelo encarecimento do financiamento” (Fonte: Expansión)

“EDP Renováveis, filial de renováveis de Energías de Portugal (EDP) com sede na Espanha, ganhou 80 milhões de euros em 2010, 30% a menos que em 2009, por conta do aumento da dívida líquida e o fortalecimento do dólar frente ao euro, encarecendo o financiamento em mercados chave como os EEUU e a Europa do Leste. Os gastos financeiros passaram de 72,4 milhões a 174,1 milhões. O faturamento da empresa em 2010 ascendeu a 948 milhões de euros, sendo 331 milhões correspondem a Espanha, que constitui o “principal mercado” da EDP Renováveis. O resultado bruto de exploração foi de 713 milhões de euros, 31% a mais que no ano anterior, de modo que o fluxo de caixa de exploração ascendeu a 965 milhões de euros, o que representa 69% do programa de investimentos de 2010.”


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br 

“Peru espera construir três novas usinas termoelétricas” (Fonte: Noticias Del Sector Energético)

“Três usinas termoelétricas serão finalizadas e entraram em operação na selva peruana. A capacidade das três usinas chegará a 100 Mw. A primeira cidade peruana a construir uma das termoelétricas será Iquitos e sua capacidade de geração está entre 35 a 40 Mw, a segunda será Pucallpa com uma produção também entre 35 a 40 Mw e a terceira estará em Porto Maldonado com uma capacidade de 15 Mw. Além disso, sabe-se que ProInversión atualmente está buscando uma concessão para construção, operação e manutenção de uma central termoelétrica de 200 Mw na localidade de Eten.”


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br 

“Peru pode ter hegemonia energética na América do Sul” (Fonte: El Peruano)

“Presidente do Peru, Alan García, anunciou que vai convocar as grandes empresas geradoras mundiais e do país para a execução do projeto Marañon. Indicou ainda que o Peru tem grande potencial para ser dono da maior quantidade de energia na América do Sul e, por conseguinte, ter uma grande influência graças a energia. O presidente destacou que o país tem uma artéria energética extraordinária no rio Marañón, que possui potencial energético. Assim, o mandatário comentou que o projeto Marañón em seu conjunto, desde Lauricocha, onde nasce o rio, até Manseriche, onde as águas alcançam maior velocidade, é um projeto extraordinário, garantindo um grande potencial ao país.”


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br 

“Secretário defende cogeração de grandes consumidores” (Fonte: Brasil Econômico)

“O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, defende que grandes consumidores de energia como hotéis, shoppings e prédios comerciais passem a adotar a cogeração de energia a gás natural ou a biocombustível. Na prática, o modelo funcionaria também com grandes geradores. Mas seriam equipamentos modernos, que trabalham com um combustível menos poluente. Em alguns casos, a  energia gerada e não consumida poderia até mesmo ser vendida a outros consumidores. “Grandes conjuntos comerciais e shoppings no mundo todo já são dotados de cogeração a gás”, justifica ele. Aníbal nega que esta seja uma alternativa à falta de segurança no sistema elétrico. Mas admite que a preocupação ronda a mente do empresariado que aposta na cogeração: “Com a cogeração, ele gera energia mais barata do que paga para a rede. No Brasil, existe esse propósito. Mas também (ocorre) porque o empresário não pode estar sujeito às interrupções do sistema, porque existem equipamentos que não podem ficar sem alimentação de energia por muito tempo”, diz. O governo de São Paulo estuda medidas de incentivo para fazer com que empresas que sejam grandes consumidoras adotem o modelo.”


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br 

“Falha em medidor de pressão faz Angra 1 suspender fornecimento ao SIN” (Fonte: Valor Online)

“A Usina Angra 1 foi desligada do Sistema Interligado Nacional (SIN) na noite de ontem devido à falha no medidor de pressão do envoltório de contenção, edifício onde está o reator e os geradores de vapor.  A unidade foi desconectada preventivamente às 21h49min de ontem (22) quando supria o sistema elétrico com uma geração de 625 megawatt (MW). Os técnicos da Eletrobrás Eletronuclear estão verificando os referidos medidores para então definir o retorno da usina à operação.” 


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

“Cogen e Comgás realizam seminário sobre fomento da cogeração” (Fonte: Agência Canal Energia)

“A Cogen e a Comgás realizarão na próxima quinta-feira (24), em São Paulo, um seminário para debater o Fomento da Cogeração e Climatização a Gás Natural em Edifícios Corporativos, Hotéis e Shopping Centers. O objetivo do evento é apresentar cenários sobre a oferta de gás natural, o panorama da cogeração e a visão dos empreendedores, além de mostrar os benefícios e debater propostas de fomento da cogeração nessas construções. A data marca também o encerramento dos seminários de Excelência na Gestão Estratégica de Utilidades Industriais. O evento, também sediado pela capital paulista, coloca em debate a energia elétrica, o gás natural, a água, o ar comprimido, os insumos naturais e as demais utilidades que representam parcela de custos operacionais para a indústria.”




Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br 

“Termelétrica MPX Açu II entrará em operação em 2013” (Fonte: Folha de São Paulo)

“A termelétrica MPX Açu II entrará em operação em fases, a partir de 2013, de acordo com o crescimento da demanda por energia elétrica. O investimento total destinado ao projeto é de US$ 4 bilhões (R$ 6,7 bilhões). A usina terá capacidade total de geração de energia de 3.330 MW -equivalente a uma hidrelétrica do rio Madeira. Serão instalados, em cada fase, módulos geradores (turbinas) de 660 MW. A ideia é usar o gás a ser produzido pela petroleira do grupo, a OGX, na bacia de Campos, como combustível da termelétrica. Parte da energia produzida será vendida às distribuidoras de energia (mercado cativo). Outra parcela irá para grandes consumidores, especialmente aqueles que venham a se instalar no porto do Açu. O grupo de Eike Batista já tem pré-acordos para a instalação de siderúrgicas e fábricas de cimento na área contígua ao porto.”


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br 

“Cetesb exige medidas da Petrobrás para suspender embargo de gasoduto” (Fonte: Agência Brasil)

“A Cetesb exigiu hoje (23) que a Petrobras apresente uma proposta detalhada de ações de redução dos impactos causados pelas obras de implantação de dutos do Gasoduto Gasan 2  em um trecho de cerca de 1 Km, ao longo do Ribeirão da Estiva, no município de Rio Grande da Serra (SP), na Serra do Mar.  As obras foram paralisadas em atendimento a uma denúncia de que as obras estariam causando a turbidez no rio. De acordo com a companhia, a proposta da Petrobras é promover o isolamento da área de escavação e de passagem de dutos com material geotêxtil. A Cetesb exige que a empresa apresente o detalhamento das estruturas de contenção, além de reduzir o ritmo das operações. A Cetesb ainda quer que todo o material de contenção usado seja removido do local ao final das obras. Em nota, a Petrobras afirmou que tem todas as licenças ambientais exigidas para as obras e que já encaminhou a Cetesb o detalhamento das ações. O governador do estado, Geraldo Alckmin, afirmou, que a obra é importante para o transporte dos produtos do pré-sal, mas que exigirá cuidado com o meio ambiente.”

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br 

“Após acidente em gasoduto, Ibama multa Petrobrás em R$ 10 milhões” (Fonte: Folha de São Paulo)

“O Ibama multou a Petrobras em R$ 10 milhões porque a empresa não comunicou um acidente ambiental que aconteceu na construção de um gasoduto, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. A comunicação imediata de qualquer acidente ambiental estava prevista na licença da obra, fornecida pelo Ibama em 2008. A água e os resíduos despejados no ribeirão Pau d'Alho deveriam passar por tratamento antes de serem descartados, de acordo com o plano ambiental apresentado pela Petrobras e aprovado pelo Ibama. É o segundo gasoduto da Petrobras em construção em São Paulo que enfrenta problemas ambientais. O gasoduto que ligará Cubatão, no litoral paulista, a uma estação de controle em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, foi interditado pela Cetesb em 27 de janeiro. A Petrobras diz que o problema no ribeirão Pau d'Alho ocorreu por conta de "pico de vazão da água drenada durante a escavação do túnel". A água adicional resultou de "falha geológica no período de chuvas”. O Ibama foi alertado imediatamente, diz a Petrobras. A empresa vai recorrer da multa.”


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br 

“Produção de gás natural da Petrobras no Brasil aumenta 13,4% em janeiro” (Fonte: Agência Canal Energia)

“A produção de gás natural da Petrobras no Brasil em janeiro atingiu 56,168 mi m³/dia e apresentou um aumento de 13,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a dezembro, a produção se manteve estável. No exterior, a produção de gás natural foi de 14,997 mi m³/dia, registrando uma diminuição de 2,9% em relação ao volume do mês anterior e de 5,8% em comparação com janeiro de 2010. A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras em campos nacionais e no exterior em janeiro foi de 2.661.843 barris de óleo equivalente diários. Esse resultado ficou 5,4% acima do volume registrado no mesmo mês de 2010. Considerando apenas os campos no Brasil, a produção média de petróleo e gás alcançou 2.422.624 barris de óleo equivalente por dia, indicando um aumento de 6% em relação a janeiro do ano passado.”  


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

“Térmicas apresentam segundo maior consumo de gás natural em 2010, diz MME” (Fonte: Agência Canal Energia)

“As termelétricas consumiram uma média de 15,75 milhões de m³/dia de gás natural em 2010, o que representa 25,5% do total consumido no país. O consumo só não foi maior que o industrial, que teve uma média de 35,4 milhões de m³/dia no ano passado, correspondendo a 57,4% do total nacional. "Essa elevação começou a ser acentuada a partir do mês de maio, impulsionada pelo crescimento da geração termelétrica e pela recuperação da atividade industrial", avaliou o ministério através da edição de dezembro do Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria de Gás Natural. No entanto, quando comparado o consumo das distribuidoras em 2010 com os dados de 2008, o aumento foi de apenas 0,2%, indicando que o ano passado foi de retorno à média de consumo similar ao período anterior à crise mundial.”


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br 

“Consumo termelétrico de gás natural foi de R$ 19,22 milhões de m³/dia em dezembro” (Fonte: Agência Canal Energia )

“O consumo de gás natural por térmicas foi de 19,22 milhões de m³/dia em dezembro do ano passado, queda de 12,38 milhões de m³/dia quando comparado com novembro passado. As informações constam do Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria de Gás Natural, elaborado pelo Ministério de Minas e Energia. De acordo com o MME, a produção nacional de gás aumentou 4,5% no mês e fechou em 69,21 milhões de m³/dia, maior volume já registrado. A oferta de gás natural importado, ainda segundo o ministério, caiu 28,75%, encerrando o mês em 32,36 milhões de m³/dia. A quantidade de gás importado da Bolívia oscilou negativamente em 14,13%, chegando a 24,78 milhões de m³/dia. Em relação ao consumo das distribuidoras, houve queda de 1,5 milhão de m³/dia no segmento industrial.”


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br 

“Primeira usina solar do Brasil deve operar em março” (Fonte: UDOP)

“Ao menos 1.500 residências de uma cidade no interior do Ceará deverão ganhar eletricidade gerada a partir da luz do Sol. Em março, a usina MPX Tauá deverá começar a operar em Inhamuns, cidade a 350 km de Fortaleza. Esta é a primeira usina solar comercial do país. Segundo informações do grupo mexicano EBX, responsável pela usina, a usina solar já estará produzindo energia em março. Inicialmente. A estação meteorológica que está sendo construída será importante na captação das informações climáticas do local, radiação solar e temperatura ambiente, ajudando no desempenho dos painéis que geram a energia elétrica. A Aneel e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente já autorizaram a instalação de 5 MW para este ano.”


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

“Suzlon pode ter fábrica no CE” (Fonte: Energia Hoje)

“A indiana Suzlon anunciou nesta quarta-feira (23) que pretende construir uma fábrica de aerogeradores na região metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará. O anúncio foi feito após encontro entre o governador do Ceará, Cid Gomes, e o presidente da Suzlon no Brasil, Arthur Laviere. A previsão é que a planta industrial entre em operação em fevereiro de 2012 e empregue cerca de 100 profissionais. A mão-de-obra será da própria cidade. O governo do estado será responsável pela capacitação dos trabalhadores. A meta é que ainda na primeira fase a fábrica produza 300 pás de aerogeradores. “A ideia é expandir nossos negócios em território cearense, afinal de contas, 170 dos nossos 200 funcionários estão aqui”, revelou o presidente da Suzlon.”


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br 

“Empresa recebe autorização para produzir energia em Minas” (Fonte: Aneel)

“A empresa Companhia Energética de Açúcar e Álcool do Vale do Tijuco Ltda. foi autorizada a produzir energia elétrica em Minas Gerais mediante a implantação e exploração da usina termelétrica Vale do Tijuco II. A térmica possui 40 MW de capacidade instalada e está localizada no município de Uberaba. A usina utiliza bagaço de cana-de-açúcar como combustível. A decisão acima ocorreu na reunião de diretoria da Aneel realizada ontem (22/02).”

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br