Páginas
- Início
- Quem somos
- Atuação da Advocacia Garcez
- Eventos
- Direitos Humanos
- Água e Saneamento Básico
- Telecomunicações
- Movimento Sindical
- Comerciários
- Eletricitários
- Bancários
- Terceirização
- Trabalho Infantil
- Trabalho Escravo
- Saúde do Trabalhador
- Segurança do Trabalho
- Jurisprudência
- Mercado de Trabalho
- Corporações
- Processo Legislativo
- Contato
quarta-feira, 7 de março de 2012
Governo nomeia novo secretário de Recursos Humanos do Planejamento (Fonte: Agência DIAP)
PT escolhe líder do governo no Congresso para relatar Funpresp no Senado (Fonte: Agência DIAP)
TRT diz que empregador pode monitorar mensagens via MSN (TRT 18ª Reg.)
Professor tem direito a adicional noturno (Fonte: TRT 3ª Reg.)
Xerox indenizará trabalhadora por anotação indevida em carteira de trabalho (Fonte: TST)
Servente receberá R$ 10 mil por desconto de vale-transporte não fornecido (Fonte: TST)
Juiz limita jus variandi do empregador para preservar direitos de empregada grávida (Fonte: TRT 3ª Reg.)
Reconhecimento de vínculo de emprego invalida contratação por pessoa jurídica (Fonte: TST)
Construtora é obrigada a depositar em juízo valor destinado a custear cirurgias e despesas médicas de empregado que sofreu acidente de trabalho (Fonte: TRT 10ª Reg.)
Eletricitários: "Medida Provisória autoriza #Eletrobras a assumir controle da Celg-D" (Fonte: Jornal da Energia)
Por Luciano Costa, com informações da Agência Câmara
A presidente Dilma Roussef publicou em edição extra do Diário Oficial da União desta terça-feira (7/3) a Medida Provisória 559, que autoriza a Eletrobras a adquirir o controle acionário da Celg Distribuição. A companhia comprará, no mínimo, 51% das ações ordinárias com direito a voto da concessionária.
O texto de Dilma ainda altera lei de 1961 para permitir que a Eletrobras, "diretamente ou por meio de suas subsidiárias ou controladas", associe-se, "com ou sem aporte de recursos" para constituilão de consórcios ou participação em sociedades no Brasil e no exterior que se destinem, direta ou indiretamente, à exploração da produção, transmissão e distribuição de energia elétrica.
Também é alterado um artigo para dispensar a exigência de processo licitatório nos casos de venda à Eletrobras de participação acionária "em empresas relacionadas ao seu objeto social".
Segundo o governo, a medida permitirá a execução de mudanças estruturais na Celg-D, com o propósito de garantir o adequado nível de serviço à população e aos usuários da área de concessão, além da realização dos investimentos necessários. A estatal goiana passava por dificuldades financeiras e o controle pela Eletrobras faz parte do plano de reestruturação da companhia.
O governo ressalta que o negócio permitirá o equacionamento da situação econômico-financeira da empresa, mediante a regularização de seus débitos junto a diversas entidades federais e estaduais. "A autorização legislativa para que a Eletrobras possa ingressar de forma definitiva no negócio de distribuição acarretará, adicionalmente, a ampliação da atividade empresarial, consoante com a diretriz estabelecida para o fortalecimento do Sistema Eletrobras em níveis nacional e internacional", explica.
A medida provisória será analisada pelo Plenário da Câmara dos Deputados. O texto passará a trancar a pauta da Casa onde estiver tramitando (Câmara ou Senado) a partir de 19 de abril."
Extraido de http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=9227
Rotatividade de terceirizados contribui para déficit da Previdência, diz Ipea (Fonte: Jornal Bancário)
Servidor ganha interlocutor (Fonte: Correio Braziliense)
Correio Braziliense - 07/03/2012
Sérgio Mendonça, ex-secretário de Recursos Humanos, reassume o cargo, em substituição a Duvanier Paiva, morto em janeiro. Mas o novo titular não é garantia contra a greve de abril. As negociações serão retomadas hoje
(...)"
Integra disponivel em http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/3/7/servidor-ganha-interlocutor/?searchterm=
Petroleiros: "Empregado eleito na Petrobras" (Fonte: Correio Braziliense)
O funcionário da Petrobras Sílvio Sinedino Pinheiro venceu ontem a primeira eleição de representante dos empregados no Conselho de Administração da estatal. Presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Sinedino é analista de sistemas, está na Petrobras há 24 anos e atua na Gerência de Tecnologia Geofísica da área de Exploração e Produção. O sindicalista recebeu 6.972 votos, o que equivale a 53,3% dos 13 mil válidos, e derrotou o coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Antônio de Moraes, que obteve 6.105 indicações, ou 46,7% das preferências.
A eleição é resultado da Lei nº 12.353, sancionada pelo ex-presidente Lula em dezembro de 2010. A nova regra prevê a participação de empregados ativos nos conselhos de empresas públicas e de economia mista e em suas subsidiárias e controladas. A partir de agora, a eleição para o representante dos funcionários da Petrobras deverá ocorrer anualmente. Mas, no caso de Sinedino, ele não poderá participar de discussões e deliberações em pautas que envolvam relações sindicais, remuneração, benefícios e vantagens, inclusive matérias de previdência complementar e assistenciais."
Extraido de http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/3/7/empregado-eleito-na-petrobras/?searchterm=
CNJ quer Ficha Limpa no Judiciário (Fonte: Estadao)
O Estado de S. Paulo - 07/03/2012
Resolução propõe que lei se aplique a todos os nomeados para função ou cargo de confiança
Uma proposta de resolução do Conselho Nacional de Justiça estende para todos os tribunais do País a proibição de designação de pessoas atingidas pela Lei da Ficha Limpa para funções ou cargos de confiança.
Pela proposta do conselheiro Bruno Dantas, o servidor que hoje ocupar cargo de confiança e tiver contra si uma condenação em segunda instância por um dos crimes listados na Lei da Ficha Limpa seria exonerado no prazo de 90 dias.
..."
Integra disponivel em http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/3/7/cnj-quer-ficha-limpa-no-judiciario/?searchterm=
Multa contra a discriminação (Fonte: Correio Braziliense)
Correio Braziliense - 07/03/2012
Senado aprova projeto que pune empresa que pagar às mulheres salários inferiores aos dos homens quando ocupam a mesma função
O Senado aproveitou as comemorações do mês da mulher para aprovar ontem projeto de lei da Câmara que estabelece punição para empresas que pagarem a mulheres salários de valor inferior aos funcionários do sexo masculino que exercerem as mesmas funções. O texto aprovado na Comissão de Direitos Humanos (CDH) prevê multa em valor equivalente a cinco vezes a diferença entre os salários de homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo.
..."
Integra disponivel em http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/3/7/multa-contra-a-discriminacao/?searchterm=
Senado aprova MP que autoriza fundo do FGTS em obras da Copa (Fonte: Valor)
Valor Econômico - 07/03/2012
O Senado aprovou na noite de ontem, em votação simbólica, o projeto de lei de conversão proveniente da Medida Provisória 545, de 2011, que, entre outros assuntos, institui o Programa Cinema Perto de Você, altera a incidência da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) na cadeia produtiva do café e - talvez no dispositivo mais polêmico - autoriza a aplicação de recursos do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS) em obras para a Copa do Mundo de 2014 e para a Olimpíada de 2016, nas cidades sedes desses eventos, e para a exploração do petróleo na camada pré-sal.
..."
Integra disponivel em http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/3/7/senado-aprova-mp-que-autoriza-fundo-do-fgts-em-obras-da-copa/?searchterm=