"Abrindo o calendário de capacitação gerencial do ano de 2012, começou na manhã desta terça-feira, dia 27, o "Seminário sobre Competências Estratégicas", destinado aos gestores da Justiça do Trabalho da 3ª Região, ministrado pela equipe da Fundação João Pinheiro, sob a coordenação da Subsecretaria do Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA), da Diretoria de Recursos Humanos. As atividades terão foco no Planejamento Estratégico do Tribunal e serão desenvolvidas durante todo o ano, envolvendo quatro modalidades de competências estratégicas: a gestão estratégica, a modelagem de processos, a gestão de pessoas e também e gestão da informação.
O desembargador Márcio Salem Vidigal, na ocasião representando a presidente do TRT da 3ª Região, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, ressaltou que "o Poder Judiciário, como os outros segmentos da sociedade moderna, tem que estar preparado para a devida prestação jurisdicional, e essa capacitação vem não só atender à implantação do processo eletrônico e às metas estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, mas também tornar mais efetivo o acesso à justiça para o cidadão brasileiro".
Nesse contexto, para o desembargador, é necessária "a mudança de paradigma na forma de administrar, profissionalizando as administrações e capacitando servidores e gestores para os novos desafios", lembrando que para o cumprimento da meta 15 do CNJ para 2012 o Tribunal deverá capacitar, com carga horária mínima de 20 horas, 20% dos magistrados e 20% dos servidores na utilização do Processo Judicial Eletrônico e em Gestão Estratégica.
Já o diretor-geral do TRT, Guilherme Augusto de Araújo, frisou que o TRT da 3ª Região, ao procurar modernizar suas práticas de gestão, aprovou, em 2009, o Planejamento Estratégico 2010/2014, que institucionalizou objetivos estratégicos, indicadores, metas e ações de médio e longo prazo. "O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que possibilita estabelecer a direção a ser seguida pela organização e expressa a tradução da decisão em ações gerenciáveis, mediante a seleção do que é prioritário e a definição dos indicadores de desempenho para aferição dos resultados".
Jaime Augusto Freitas Queiroz, coordenador dos cursos de capacitação da Fundação João Pinheiro, ressalta que o objetivo do encontro é, antes de tudo, "a sensibilização e a conscientização dos gestores do TRT para a importância do planejamento e da organização em busca de um resultado efetivo, fazendo com que o Tribunal consiga de fato cumprir sua missão institucional". (Solange Kierulff)"