quarta-feira, 6 de abril de 2011

“Governo estadual deve pedir gás para AES e Duke” (Fonte: Valor Econômico)


“O governo do Estado de São Paulo quer negociar com a Petrobras a garantia de fornecimento de gás natural para as usinas termelétricas da AES Tietê e Duke Energy participarem do leilão de energia federal ainda neste ano. Desde 2008, as duas empresas americanas estão em dívida com o Estado de São Paulo por não terem cumprido o edital de privatização da Cesp que vendeu os ativos da Tietê e a Paranapanema.
O edital previa que os vencedores do processo de privatização teriam que expandir em 15% o parque gerador das empresas, o que nem a AES e nem a Duke fizeram até agora. O caso teve um longo percurso e agora as duas companhias apresentaram como solução o investimento em usinas termelétricas, mas alegam que para isso precisam vencer o leilão do governo federal.
A AES Tietê comprou um terreno na cidade de Canas e tem intenção de construir uma usina com capacidade até 500 MW. Pelo edital precisa construir cerca de 400 MW. Mas para isso precisa de 2,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia. A empresa informou por meio de sua assessoria de imprensa que está em fase de negociação com alguns fornecedores. Já a Duke Energy tem um projeto em Pederneiras, que precisa de outros 2,5 milhões de metros cúbicos de gás, segundo fontes do governo estadual. A Duke informou que, como parte dos esforços de fazer os investimentos, tem mantido conversas regulares com a Petrobras.
Desde que compraram a Tietê e a Paranapanema, há mais de dez anos, AES e Duke investiram pouco no país em novos projetos. Um dos entraves foi justamente a obrigação de expansão no Estado de São Paulo.”


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário