terça-feira, 1 de março de 2011

“Categoria bancária é a que mais registra casos de LER/Dort” (Fonte: Sindicato dos Bancários de Brasília)

“Consideradas como o mal do século 20, as LER/Dort continuam afetando um grande número de bancários nos dias de hoje, devido ao ritmo acelerado de trabalho e da falta de pessoal nos bancos. Neste dia 28 de fevereiro, Dia Mundial de Conscientização das LER/Dort, cabe à categoria refletir sobre a incidência destas doenças e a respeito da importância de preveni-las.

Segundo números divulgados pelo Ministério da Previdência Social, com base na CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) a categoria bancária é a que apresenta o maior número de casos. Em 2009, 7.717 trabalhadores do setor financeiro sofreram acidentes relacionados às LER/Dort. No ano anterior este número foi maior, chegando a 8.154 registros na CNAE. Segundo Regiane Portieri, diretora do Sindicato de Londrina, a quantidade de bancários acometidos por estas doenças pode ser ainda maior.

“Muitos bancários não revelam que estão doentes por medo de perder o emprego. Outro problema é a falta da emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), que põe em risco os direitos do funcionário por não constar em seu prontuário a existência das LER/Dort”, observa.

Regiane lembra que em 2007 o INSS mudou o método de classificação nacional de atividades econômicas e grau de risco de acidente do trabalho, passando a enquadrar os bancos no grau de risco 3, o mais elevado. “Apesar disso, o INSS passou a isentar as multas das empresas que não emitem a CAT, o que acabou favorecendo a subnotificação e prejudicando os dados do NEPT (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário). Este é um importante instrumento para identificar quais doenças e acidentes estão relacionados a uma determinada atividade profissional”, observa.”


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário