“A presidente Dilma Rousseff vai regulamentar, amanhã, o decreto que prevê a participação de representantes dos trabalhadores no conselho de administração das empresas estatais, confirmou o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência. Após uma breve cerimônia, Dilma se reunirá com representantes das centrais sindicais. O convite foi estendido a todos os sindicalistas, inclusive ao deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), que preside a Força Sindical e se aliou aos partidos de oposição no Congresso na tentativa de aprovar um salário mínimo acima de R$ 545.
As centrais sindicais querem garantir a participação no conselho que administra as estatais, alvo de cobiça dos partidos aliados do governo. Os sindicalistas não querem que os investimentos bilionários das empresas sejam decididos apenas de acordo com interesses políticos, mas contem com a ingerência dos trabalhadores das próprias empresas. Dilma quebrou a cabeça para encontrar uma fórmula que contente os aliados, sem desagradar os grupos que dominam companhias como a Eletrobras. O resultado deve ser apresentado no encontro, amanhã.
Os sindicalistas se queixam de falta de diálogo e a relação com o governo ficou estremecida após o debate sobre o mínimo. “Os sindicalistas estavam cobrando essa reunião com a presidente”, afirmou Carvalho. O ministro quer que a reunião sirva para debates estratégicos e não gire apenas em torno da polêmica do mínimo ou do reajuste para a tabela de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Para facilitar esse debate sobre o futuro, Carvalho defende que o Executivo envie ao Congresso, antes da reunião com as centrais, a medida provisória (MP) que determina a correção da tabela em 4,5%.”
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez
Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário