quinta-feira, 24 de março de 2011

“Acordos dão ganho real a 96% dos metalúrgicos em 2010” (Fonte: Valor Econômico)

“Autor(es): Fernando Taquari | De São Paulo


As negociações salariais do ano passado garantiram ganhos reais para 95,8% dos metalúrgicos no país. A categoria esteve envolvida em 71 convenções ou acordos coletivos de trabalho. Os números fazem parte do balanço dos reajustes salariais da categoria em 2010 divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Federação dos Sindicatos Metalúrgicos (FEM/CUT) e Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT).

O ano passado também pode ser considerado o melhor para a categoria, já que 100% das convenções ou acordos asseguraram ao menos a reposição das perdas causadas pela inflação.

No que diz respeito à proporção de reajustes com ganho real, 2010 fica atrás apenas de 2005 (97,1%) e 2007 (96,4%). O desempenho dos metalúrgicos ainda foi superior ao registrado por outros setores, como indústria (90,5%), comércio (95,7%) e serviços (82,8%).

O deputado estadual e presidente da CNM/CUT, Carlos Grana, avaliou que as negociações foram muito positivas para os trabalhadores. Segundo ele, o desempenho está relacionado com o momento favorável da economia brasileira e o alto nível de organização dos sindicatos ligados aos metalúrgicos. "Esse dois fatores são fundamentais nas negociações para garantir a recuperação da inflação e um aumento real", afirmou.

Grana ressaltou que há uma tendência de evolução significativa nas negociações desde 2004, quando houve um ganho real de 88,4%. Entre 2000 e 2003, o melhor resultado, por exemplo, foi 67,3%, alcançado no primeiro ano da série (2000). "O país voltou a crescer a partir de 2004 e isso foi determinante para melhorar as condições. Ao mesmo tempo, os sindicatos ficaram mais organizados", explicou.

Somando-se os reajustes negociados ao longo dos últimos três anos, conclui-se que a maior parte dos metalúrgicos garantiu valorização dos salários na faixa de 4,01 a 5% acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Além disso, 39,4% dos metalúrgicos acumularam ganho real superior a 7,01%. Somente 4,2% do total das negociações não recuperaram os impactos causados pela inflação no período entre 2008 e 2010.”

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário