quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

"Oportunidades na área jurídica: mercado aquecido" (Fonte: Última Instância)

"Tradicionalmente, as movimentações do mercado envolvendo profissionais da área jurídica se intensificam após o carnaval e se consolidam no mês de março. Neste ano, no entanto, o aquecimento da economia brasileira e o volume de negociações em alta anteciparam as contratações desses profissionais. Ou seja, diferente de anos anteriores, não houve sequer pausa entre 2010 e 2011.

As principais oportunidades podem ser divididas em dois grupos distintos e destinadas para grandes escritórios, escritórios boutiques, empresas ou bancos. A maior demanda é por profissionais com especialização na área tributária, especialmente, para profissionais que possuem experiência com planejamento tributário e análise apurada de incentivos fiscais e empresarial – esta última envolvendo os segmentos de mercado de capitais, fusões e aquisições e de societário dia a dia.

No escopo societário é possível observar o impacto de processos de fusões e aquisições, por conta do bom momento econômico brasileiro, na demanda por profissionais da área jurídica. Em geral, as oportunidades são para funções como análises de estruturas saudáveis, atuação no direito societário de Ltdas e S/As, elaboração de contratos, atuação na abertura de capitais e avaliação de riscos, além de emissões de títulos e criações e gerenciamento de fundos.
Empresas internacionais que planejam a abertura em território brasileiro e a criação de joint venturessão outros exemplos de casos em que há demanda por profissionais desse seguimento.

Outro mercado que tem impactado diretamente na contratação de advogados e tende a crescer ainda mais é o relacionado a oportunidades na área imobiliária, acompanhando, igualmente, o aumento de atividades nesse setor. Há demanda tanto por profissionais para atividades ligadas a registros em cartórios e procedimentos burocráticos corriqueiros como incorporações e loteamentos, quanto, por exemplo, posições focadas no ramo de mercado de capitais, envolvendo entre outras funções, a operação com fundos imobiliários.

É nítido também o amadurecimento do mercado. Dificilmente, se vê uma empresa, independente do porte, sem departamento jurídico interno. Cada vez mais, a área tem assumido um papel estratégico dentro das companhias e ponto de apoio para tomada de decisões.

Os profissionais da área jurídica devem se atentar aos diferentes perfis demandados por empresas e escritórios como referência para focar as suas carreiras. Em geral, no primeiro caso, as oportunidades abrangem profissionais plenos, seniores e até para níveis gerenciais. O ambiente empresarial exige, via de regra, que o perfil do profissional seja mais generalista e alinhado aos negócios da companhia. É preciso ter conhecimento para o suporte em diversas áreas como aspectos contratuais, fiscais, societários, trabalhistas, cíveis e regulatórios. 

Por outro lado, os escritórios buscam, em geral, profissionais de nível pleno e sênior, com perfis mais técnicos e acadêmicos e atuação focada em uma determinada área ou dependendo do porte do escritório exigem que o profissional seja especialista em um assunto."

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário