"Liminar concedida em ação do MPT determina que Almaviva do Brasil respeite legislação trabalhista.
Belo Horizonte – A Almaviva do Brasil, empresa prestadora de serviços de telemarketing e informática, terá que regularizar imediatamente a jornada de trabalho de suas unidades em Belo Horizonte, sob pena de multa diária de R$ 2 mil. A liminar foi concedida em ação civil pública (ACP) do Ministério Público do Trabalho (MPT).
"A liminar é fundamental para fazer cessar a exposição dos trabalhadores a doenças ocupacionais, antes mesmo da conclusão do processo”, ressaltou o procurador do Trabalho Marco Antônio Paulinelli, que investigou o caso. A decisão prevê pausa de 10 minutos após a primeira e antes da última hora de serviço, concessão de intervalo de 20 minutos entre os expedientes, pagamento de horas extras e registro de ponto, além de proibir a prorrogação rotineira da carga horária estabelecida para a categoria (de seis horas diárias).
Segundo o procurador do Trabalho Marco Antônio Paulinelli, “quem trabalha com telemarketing está sujeito a distúrbios ocupacionais ligados a transtornos mentais e a lesões por esforços repetitivos, tais como a LER e a DORT."
Extraído de http://portal.mpt.gov.br/wps/portal/portal_do_mpt/comunicacao/noticias/conteudo_noticia/!ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hH92BPJydDRwN_E3cjA88QU1N3L7OgsFBfM6B8pFm8AQ7gaEBAt5d-VHpOfhLQnnCQzbjVOppC5PHY5OeRn5uqX5AbURkckK4IAFiz3fc!/dl3/d3/L2dJQSEvUUt3QS9ZQnZ3LzZfQUdTSUJCMUEwTzRHMjBJVDU1R0o2UlZKRzI!/?WCM_GLOBAL_CONTEXT=/wps/wcm/connect/mpt/portal+do+mpt/comunicacao/noticias/empresa+tera+que+regularizar+jornada+de+teleatendentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário