terça-feira, 31 de maio de 2011

"A Eletrobrás foi sucateada em Alagoas para justificar sua privatização" (Fonte: Portal Cadaminuto)

"Rumores sobre a privatização de empresas ligadas à Eletrobrás, como a antiga Companhia Energética de Alagoas (Ceal) vêm causando preocupação a funcionários, que começaram a se articular junto aos sindicatos. Caso a empresa deixe de ser pública poderiam haver demissões em massa, além de precarização dos serviços.

Em Alagoas o Sindicato dos Urbanitários está promovendo uma mobilização com as demais representações da categoria nos Estados do Amazonas, Rondônia, Acre, Piauí e Roraima. Segundo Amélia Fernandes, presidente do sindicato e coordenadora da Intersindical Distribuição, foi elaborado um documento alertando para a privatização.

“Estamos reagindo, porque há alguns sinais da privatização, mas nada de concreto. Setores do governo, inclusive do Ministério de Minas e energia, acenaram para essa possibilidade. As empresas de energia passaram 15 anos sem receber investimento, foram sucateadas para justificar a transferência para o capital privado”, lembrou.

Amélia destacou que o processo de privatização de órgãos públicos teve início no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e foi contestado pelo ex-presidente Lula, que resolveu adotar um modelo no qual as empresas de energia de alguns estados pertenceriam à Eletrobras.

“O próprio ministro da época, Edson Lobão, orientou o presidente Lula a privatizar essas empresas. Em Alagoas a Eletrobras vem dando resultados, mas não lucros, por causa do prejuízos sofridos”, afirmou ela ressaltando a necessidade de existir um gestor local para solucionar problemas operacionais.

“Os serviços na Eletrobras precisam ser reforçados, com a elaboração de um plano de metas."


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez
Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário