quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Multinacional norte-americana adquire Café Damasco (Fonte: Hora do Povo)

“Antes da aquisição, Sara Lee Corp. já detinha 21% do mercado brasileiro de café

Escrito por: Hora do Povo

 A multinacional norte-americana Sara Lee Corp. anunciou, na segunda-feira (29), a compra da empresa paranaense Café Damasco S.A, sétima maior torrefadora do país segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

 Segundo a empresa, o preço de aquisição “representa um múltiplo de cerca de uma vez as vendas anuais da companhia”. A receita líquida da Café Damasco em 2009 foi de R$ 100 milhões.

Em 2009, a Sara Lee detinha cerca de 21% do mercado brasileiro de café, ocupando assim o primeiro lugar no ranking da ABIC. Suas vendas anuais são de aproximadamente US$ 11 bilhões. Ela é dona de algumas das principais marcas de café do país, como Pilão, Café do Ponto, Caboclo, Moka e Seleto.

 A Café Damasco é líder de mercado no Paraná e possui nove marcas de café comercializadas em diversos estados do país, dentre elas estão Negresco e Bom Taí, além da própria marca Damasco;

 O diretor-executivo da multinacional, Frank van Oers, disse que com a compra da Damasco, se cria uma “boa base” para a expansão no território brasileiro, “dada a forte posição de mercado da Damasco e a rede de distribuição na região sul”.

 Segundo a ABIC, as dez maiores empresas que atuam no segmento, detém 72,9% da produção nacional. Além da Sara Lee, as outras duas líderes de mercado Santa Clara e Melitta são estrangeiras.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário