“Antes da aquisição, Sara Lee Corp. já detinha 21% do mercado brasileiro de café
Escrito por: Hora do Povo
A multinacional norte-americana Sara Lee Corp. anunciou, na segunda-feira (29), a compra da empresa paranaense Café Damasco S.A, sétima maior torrefadora do país segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).
Segundo a empresa, o preço de aquisição “representa um múltiplo de cerca de uma vez as vendas anuais da companhia”. A receita líquida da Café Damasco em 2009 foi de R$ 100 milhões.
Em 2009, a Sara Lee detinha cerca de 21% do mercado brasileiro de café, ocupando assim o primeiro lugar no ranking da ABIC. Suas vendas anuais são de aproximadamente US$ 11 bilhões. Ela é dona de algumas das principais marcas de café do país, como Pilão, Café do Ponto, Caboclo, Moka e Seleto.
A Café Damasco é líder de mercado no Paraná e possui nove marcas de café comercializadas em diversos estados do país, dentre elas estão Negresco e Bom Taí, além da própria marca Damasco;
O diretor-executivo da multinacional, Frank van Oers, disse que com a compra da Damasco, se cria uma “boa base” para a expansão no território brasileiro, “dada a forte posição de mercado da Damasco e a rede de distribuição na região sul”.
Segundo a ABIC, as dez maiores empresas que atuam no segmento, detém 72,9% da produção nacional. Além da Sara Lee, as outras duas líderes de mercado Santa Clara e Melitta são estrangeiras.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário