sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

OIT: salário mínimo brasileiro ajuda a melhorar situação de trabalhadores domésticos (Fonte: CONTRACS)

"Brasília - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) citou o salário mínimo brasileiro como exemplo de medida para melhorar as condições de trabalho de empregados domésticos, segundo o Estudo sobre Trabalho Doméstico no Mundo, divulgado ontem (9).
De acordo com a OIT, o salário mínimo é uma ferramenta de proteção do trabalhador contra salários excessivamente baixos e um instrumento que baliza as negociações entre empregados e empregadores. Dados mundiais mostram que cerca de 46% dos empregados domésticos recebem exatamente um salário mínimo. Em outras atividades, 15,5% das pessoas recebem esse mesmo valor.
Segundo o estudo da organização, menos de 30% dos trabalhadores domésticos no mundo têm carteira assinada ou qualquer tipo de proteção jurídica, o que revela um alto índice de informalidade. Essa mesma dinâmica pode ser observada no Brasil, onde há mais 7 milhões de trabalhadores domésticos atualmente – na maioria, mulheres..."


Íntegra disponível em: http://www.contracs.org.br/destaque-central/9543/oit-salario-minimo-brasileiro-ajuda-a-melhorar-situacao-de-trabalhadores-domesticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário