“Após três horas de audiência nesta quarta (16), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco conseguiu acordo para que as obras na Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Portuário de Suape, retornassem às 10h desta quinta-feira (17). O acordo, firmado na sede do MPT, põe fim à paralisação de mais de uma semana nas obras. Além do fim da greve, foi aberto canal de negociação para as reivindicações da categoria, processo que terá início com audiência na próxima quarta (23), às 9h, no MPT.
A proposta aceita pelas partes foi feita pelo MPT. Basicamente, e sob alguns condições, a volta ao trabalho ficou condicionada à criação de comissão de negociação, composta por representantes dos trabalhadores, sendo eles do Sintepav e de outro grupo sindical que passou a ganhar apoio ao longo do movimento. Ao grupo, foi garantida a estabilidade no emprego. Na avaliação do procurador-chefe do MPT, Fábio Farias, foram atendidas as urgências do caso.
“Atendemos a uma demanda de crescimento do estado brasileiro, de relevância para toda a sociedade. Garantimos também espaço para a classe trabalhadora e patronal conversarem em um ambiente de mais tranquilidade”, disse Farias. “Avalio que demos uma importante passo, contribuindo não só para o desenvolvimento do estado, bem como para a paz social, que estava suspensa em Suape”, complementou o procurador Regional do Trabalho, Waldir Bitu Filho, que também conduziu a audiência.
O encontro reuniu cerca de 50 pessoas, reunindo secretários de Estado (Articulação Social, Sileno Guedes – Trabalho e Qualificação, Antônio Carlos Maranhão, Defesa Social – Alessandro Carvalho (executivo)), representantes da Petrobras, do Porto de Suape (Frederico Amâncio), dentre outros.
Fonte: Ministério Público do Trabalho em Pernambuco
Mais informações: (81) 2101-3238”
Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário