"-SÃO PAULO- A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aplicou uma multa de R$ 21,7 milhões à operadora Claro, conforme publicado no Diário Oficial da União de ontem.
Segundo a publicação, a companhia foi multada por infringir artigos do Regulamento para Arrecadação de Receitas do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), do Regulamento do Serviço Móvel Pessoal (RSMP) e da Lei Geral de Telecomunicações.
Na última quinta-feira, a agência multou a Telemar Norte Leste, filial Amazonas, em R$ 2,62 milhões e a Telemar Norte Leste, filial Rio de Janeiro, em R$ 3,332 milhões, ambas concessionárias da Oi. Ao todo, a operadora tem quase R$ 80 milhões em multa só este ano. Em meados de fevereiro, uma única multa à companhia somou R$ 34,2 milhões por descumprimento de metas de qualidade na telefonia celular no Distrito Federal e em nove estados, pois a operadora não alcançou os 12 indicadores de qualidade durante o ano de 2009.
QUEIXAS NOS PROCONS
No ano passado, os brasileiros fizeram 169 mil reclamações por mês nos órgãos de defesa do consumidor. Destas, segundo os dados divulgados em janeiro pelo Ministério da Justiça, a maior parte era relativa à telefonia celular: foram 9,17% dos 2,03 milhões de atendimentos realizados pelos 236 Procons ligados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Em seguida, vieram queixas sobre bancos comerciais (9,02%), cartão de crédito (8,23%), telefonia fixa (6,68%) e financeiras (5,17%).
A operadora de telefonia Oi respondeu pelo maior número de reclamações, com 120.374 demandas. Claro/Embratel aparece com 102.682 queixas, enquanto Vivo/Telefônica teve 44.022."
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário