segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Inf.12/2024 - Previ, Telefônica e grupo Telemar lideram ranking de poder econômico (Fonte: CONTEC)


"A maior parte do poder econô­mico privado nacional está sob controle do grupo espa­nhol Telefônica, do fundo de pensão Previ (dos funcioná­rios do Banco do Brasil), do grupo Telemar, do grupo Bradesco e dos negócios da famí­lia Gerdau. É o que mostra o estudo "Proprietários do Bra­sil", que inclui um ranking dos maiores poderes econômicos baseado não apenas na recei­ta, mas que leva em conta tam­bém as participações de cada grupo em outras empresas.
Foram considerados apenas grupos privados. Não fosse isso, a União seria considerada pelo estudo o maior poder econômi­co nacional.
A pesquisa foi elaborada pelas ONGs instituto Mais Democracia e Cooperativa EITA-Educação, Informação e Tecnologia pa­ra a Autogestão.
Ainda figuram entre os dez mais poderosos a Wilkes Partici­pações (por meio da qual a famí­lia Diniz e o grupo francês Casi­no dividem o controle do Grupo Pão de Açúcar), a Blessed Hol­dings (dona dos frigoríficos JBS e Bertin, além da Vigor), o banco Santander, os negócios da famí­lia Jereissati e do grupo Ultra, dos postos Ipiranga.
As 12 primeiras companhias da lista detêm 51% do poder acu­mulado total.
"Esperávamos uma concentra­ção, mas não tão grande", disse João Roberto Lopes, cientista po­lítico e coordenador do Institu­to Mais Democracia, que lançará o estudo na próxima quinta-fei­ra, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Rio..."

Íntegra disponível em http://www.contec.org.br/contec-online/182-dezembro-2012/7739-inf122024-previ-telefonica-e-grupo-telemar-lideram-ranking-de-poder-economico-

Nenhum comentário:

Postar um comentário