"O Itaú, realmente, é campeão em tudo. O dono do maior lucro da história do sistema financeiro nacional, também é o que mais demite e o que mais gera insatisfação entre os clientes. Dos 5.985 atendimentos sobre cobranças indevidas, no primeiro semestre deste ano, 3.045 pertencem ao Itaú. Somente nos últimos dois meses, foram 1.269 casos.
Quem ocupa o segundo lugar do ranking é o Bradesco com 1.421 queixas, seguido do Santander, com 822. Em geral, as organizações financeiras descontam na conta do cliente serviços que, sequer, tinham sido solicitados. Para a surpresa do consumidor, ao conferir o extrato bancário, os erros são constatados. Por isso, as cobranças irregulares aparecem na primeira posição.
É preciso que o correntista, portanto, tenha ciência de todos os pacotes de serviços contratados, inclusive, dos essenciais que os bancos têm de oferecer gratuitamente. O pacote contempla, entre outras coisas, dois extratos por mês, realização de até quatro saques e dez folhas de cheques.
A orientação é para que o cliente procure o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do banco, caso perceba alguma irregularidade. De acordo com o Decreto 6.523/2008, o prazo para solução do caso é de até cinco dias úteis. Se, mesmo assim, o problema persistir, a demanda deve ser encaminhada para os órgãos de defesa do consumidor."
Quem ocupa o segundo lugar do ranking é o Bradesco com 1.421 queixas, seguido do Santander, com 822. Em geral, as organizações financeiras descontam na conta do cliente serviços que, sequer, tinham sido solicitados. Para a surpresa do consumidor, ao conferir o extrato bancário, os erros são constatados. Por isso, as cobranças irregulares aparecem na primeira posição.
É preciso que o correntista, portanto, tenha ciência de todos os pacotes de serviços contratados, inclusive, dos essenciais que os bancos têm de oferecer gratuitamente. O pacote contempla, entre outras coisas, dois extratos por mês, realização de até quatro saques e dez folhas de cheques.
A orientação é para que o cliente procure o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do banco, caso perceba alguma irregularidade. De acordo com o Decreto 6.523/2008, o prazo para solução do caso é de até cinco dias úteis. Se, mesmo assim, o problema persistir, a demanda deve ser encaminhada para os órgãos de defesa do consumidor."
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