“A Honda pode cortar empregos em sua fábrica de automóveis em São Paulo devido à falta de peças provocada pelos terremotos de março no Japão. “A produção da Honda, instalada em Sumaré (SP), está totalmente paralisada na manhã desta quinta-feira (ontem). O motivo é o anúncio da empresa de reduzir a produção em 50% e também demitir 1.270 trabalhadores diretos e indiretos, a partir de junho”, afirmou o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Campinas e Região, em comunicado.
A fábrica de Sumaré emprega 3.431 funcionários. A montadora não confirmou o número de demissões. “A Honda Automóveis do Brasil esclarece que a empresa não tomou nenhuma decisão formal a respeito de demissões no Brasil como consequência do atraso na entrega de componentes eletrônicos provenientes de fornecedores do Japão”, esclareceu a companhia em comunicado, acrescentando que está em contato permanente com o sindicato.
“Eles disseram que houve no Japão decisão de cortar o fornecimento de peças para todas as empresas fora do país entre 30% e 50%. No caso da fábrica no Brasil, em 50% a partir de junho”, garantiu o presidente do sindicato, Jair dos Santos. A entidade propõe, como alternativa às demissões, a redução na jornada de trabalho e férias coletivas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário