"Entre os depoimentos, a Comissão colherá o testemunho da filha do ex-prefeito de Santos, José Gomes, cassado pela ditadura logo após o golpe, em junho de 1964
O Coletivo Sindical de Apoio ao grupo de trabalho Ditadura e repressão aos trabalhadores e ao movimento sindical da Comissão Nacional da Verdade e o Comitê Popular de Santos por Memória, Justiça e Reparação realizam em Santos, no litoral de São Paulo, o Ato Sindical Unitário e Encontro com a Memória e a Verdade dos Trabalhadores por Justiça e Reparação.
Em ambos os eventos, que acontecem no Sindipetro, em Santos, serão colhidos depoimentos que relembrarão injustiças, arbitrariedades e graves violações de direitos humanos praticadas contra sindicalistas e trabalhadores da região durante a ditadura (1964-1985).
Um dos objetivos desse encontro é ouvir relatos de trabalhadores e sindicalistas perseguidos pela ditadura civil-militar brasileira. Familiares também poderão dar testemunhos sobre parentes que foram alvo de violações de direitos humanos (prisões ilegais, tortura, morte e desaparecimento), assim como citar o sofrimento e as dificuldades familiares vividas em virtude da perseguição política.
Serão coletados depoimentos de ex-funcionários da Cosipa (atual subsidiária da Usiminas), Docas de Santos (atual Codesp), Refinaria Presidente Bernardes, portuários, bancários e sindicalistas de entidades cujas direções foram afastadas e sofreram intervenções dos militares.
O encontro é coordenado pelo Grupo de Trabalho (GT) Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical da Comissão Nacional da Verdade (CNV), coletivo integrado por dez centrais sindicais, em parceria com as centrais sindicais representadas na Baixada e o comitê local. O evento conta com o apoio e a participação das comissões da verdade de Santos e Cubatão.
Os atos terão a participação da advogada Rosa Cardoso, integrante da Comissão Nacional da Verdade, que coordena o grupo de trabalho Ditadura e repressão aos trabalhadores e ao movimento sindical, da CNV.
FÓRUM SINDICAL DE DEBATES – O Ato Sindical Unitário, que acontece amanhã, homenageará o Fórum Sindical de Debates, fundado em 1956, chegou a reunir 53 sindicatos de Santos e Região. Essa entidade é considerada a primeira central intersindical regional do Brasil. Na época, era uma das mais poderosas organizações de trabalhadores no Brasil e vanguarda das lutas sociais brasileiras naquele momento político. Por esse motivo, tornou-se alvo principal dos agentes da ditadura. Serão colhidos depoimentos do ferroviário Oswaldo Lourenço e de Osmar Golegan, sobrevivente do Navio-prisão Raul Soares.
FILHA DE PREFEITO CASSADO - Na quinta-feira (28), no Encontro com a Verdade, a CNV colherá os depoimentos de trabalhadores de diversas categorias e seus familiares e também ouvirá o relato de Betty Gomes, filha do prefeito cassado de Santos, José Gomes, derrubado pelos militares em junho de 1965. Em 1968, Santos elegeu prefeito o oposicionista Esmeraldo Tarquínio, mas dois dias antes da posse, ele foi cassado pelos militares. Em seguida, a cidade foi decretada área de segurança nacional e passou a ter prefeitos-interventores nomeados pelo regime.
O GT Sindical da CNV continua realizando sua pesquisa em acervos e realizando audiências com trabalhadores, para levantamento de testemunhos e documentos sobre a repressão política durante a ditadura e a resistência do movimento sindical. A CNV colheu depoimentos de trabalhadores em audiências realizadas em São Paulo, Rio e Ipatinga e organiza outros atos sindicais unitários em várias regiões do estado de São Paulo, como no ABC, Osasco e Vale do Paraíba.
Além das entidades mencionadas, apoiam o Ato Sindical Unitário e o Encontro com a Memória e a Verdade a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo, a Associação dos Anistiados Políticos Metalúrgicos, as dez centrais sindicais brasileiras e diversos sindicatos locais: SINTIUS Urbanitários , Sindicato dos Bancários de Santos e Região, SINDIPETRO-LP, SETTAPORT, SINERGIA e o SINTIUS Urbanitários.
PROGRAMAÇÃO E SERVIÇO:
O quê: ATO SINDICAL UNITÁRIO – Homenagem ao Fórum Sindical de Debates
Quando: 27 de novembro, quarta-feira, 18h30
O quê: Encontro com a Memória e a Verdade dos Trabalhadores, por Justiça e Reparação
Quando: 28 de novembro, quinta-feira, das 9h às 18h
Onde: Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista)
Endereço: Av. Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias, Santos – SP
Transmissão ao vivo: a CNV transmitirá ao vivo ambos os eventos pela internet em www.twitcasting.tv/CNV_Brasil"
Fonte: CNV
Nenhum comentário:
Postar um comentário