"Mesmo nos tempos atuais de ligações interurbanas e internacionais a custo zero, a Embratel registra uma média mensal de 20 milhões pessoas utilizando o 21, o código de longa distância da tele.
"O volume continua alto, mas a receita está caindo. Até 2003, o serviço participava com 70% e, agora, não passa de 30% da receita. Há muita concorrência", diz José Formoso Martinez, presidente da companhia.
Não é por acaso que o "Faz um 21", foco por muitos anos do marketing da Embratel, vem perdendo força. A empresa, que ocupou por décadas o lugar de "menina dos olhos" do serviço de longa distância brasileiro, tem o ano de 2012 como um marco no patamar de serviços integrados de telecomunicações.
A Embratel chegou depois das concorrentes, mas veio com musculatura, com outras duas empresas do grupo América Móvil - Claro e Net Serviços. Todas são controladas por Carlos Slim Helú, da Telmex. Ele tornou-se gigante após longo monopólio nas telecomunicações mexicanas.
Os investimentos da Embratel, Claro e Net Serviços para este ano somam R$ 6 bilhões, divididos igualmente entre as três empresas. A Embratel Participações -, com a incorporação da Net Serviços, em janeiro - faturou R$ 4,7 bilhões no segundo trimestre de 2012, 55% a mais do que o mesmo período de 2011..."
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