quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dilma promete cortar tarifa (Fonte: Correio Braziliense)


"Apesar de muitas companhias não terem aceitado renovar as concessões, preço da energia deve cair 20% em 2013.
A presidente Dilma Rousseff reafirmou ontem a promessa de reduzir as contas de luz, a partir de janeiro, mesmo sem a adesão de todas as concessionárias de energia às novas regras definidas pela Medida Provisória 579, que impõe uma diminuição das margens de ganho do setor. A expectativa do governo é que o corte será de 20%, em média — de 16,2% para consumidores residenciais e de até 28% para as indústrias.
"Pagamos toda a universalização, então uma parte do que a gente recolhia para fazer isso estamos devolvendo para o povo. É por isso que vamos reduzir a conta de luz em janeiro", disse Dilma, referindo-se à diminuição de encargos que incidem nas faturas para financiar a expansão da rede de energia para todas as regiões do país. A declaração foi feita na solenidade de inauguração da hidrelétrica de Estreito, na divisa do Maranhão com o Tocantins, na qual foram investidos mais de R$ 5 bilhões. A usina tem capacidade para gerar 1.087 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de 4 milhões de habitantes.
A promessa de reduzir as tarifas, uma reivindicação do setor empresarial para tornar o país mais competitivo, foi feita pela presidente da República em cadeia de rádio e TV na véspera do Sete de setembro, Dia da Independência. No início da semana, no entanto, a possibilidade de um corte mais significativo foi colocada em dúvida, depois que 14 das 123 usinas em operação no país decidiram não pedir a renovação das concessões à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e manter os termos dos atuais contratos..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário