quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Previdência e BC unem-se para inibir fraudes contra aposentados (Fonte: O Globo)


"BRASÍLIA O governo quer tabelar as comissões dos chamados "pastinhas", corretores que oferecem empréstimos consignados, em 10% do valor concedido no crédito para aposentados e pensionistas do INSS. A comissão deixaria de ser paga à vista e seria creditada à medida que as parcelas fossem quitadas. A proposta do Ministério da Previdência e do Banco Central (BC) quer inibir fraudes e endividamento.
O assunto foi discutido ontem na reunião do Conselho Nacional de Previdência Social. Não houve consenso para votar as novas regras, mas ficou acertado que, nas próximas semanas, será aprovada uma resolução nesse sentido.
Uma das preocupações do BC é que os pastinhas agem para renovar por vezes seguidas os empréstimos sem esperar o prazo necessário para amortização e retorno financeiro. E muitos aposentados têm pouco conhecimento sobre juros e taxas e acabam tornando-se vítimas fáceis.
Procons de todo o país estão em campanha para alertar sobre os riscos dos empréstimos com desconto em folha. A orientação é procurar informações no próprio banco, pesquisar taxas de juros e evitar intermediários."

Extraído de http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/9/13/previdencia-e-bc-unem-se-para-inibir-fraudes-contra-aposentados/?searchterm=

Nenhum comentário:

Postar um comentário