terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Seminário internacional fala sobre saúde do trabalhador (Fonte: MPT/PE)

''O Movimento 28 de abril realiza o 2º Seminário Internacional “Políticas Públicas e Saúde do Trabalhador”. O evento acontece na Fafire, no dia 13 de fevereiro, a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas pelo email eventos@fundacentro-pe.gov.br, com posterior entrega de um quilo de alimento não-perecível.

O foco do seminário são as frequentes mudanças no mundo do trabalho que têm sido marcadas pela intensificação e precarização do trabalho. Some-se a isso a adoção de políticas de cunho neoliberal, que provocam alterações no processo de produção, onde a combinação entre inovações tecnológicas e novos modelos de gestão tem se traduzido no aumento do sofrimento psíquico, das doenças, acidentes e mortes relacionadas ao trabalho.

Entre os destaques da programação, está a palestra “A Construção de Políticas Públicas Frente à Insuficiência das Ações de Proteção à Saúde do Trabalhador”, de Alain Garrigou, da Universidade de Bordeaux (França) e a “Os Novos Arranjos Produtivos em Pernambuco e os Impactos sobre a Saúde do Trabalhadores”, de Lia Giraldo, do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.
Movimento 28 de abril - O 28 de abril é lembrado internacionalmente como o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Teve origem a partir da explosão de uma mina no estado da Virgínia, Estados Unidos, em 28 de abril de 1969, onde morreram 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data para dar maior visibilidade às questões relacionadas à segurança e saúde nos locais de trabalho. Em Pernambuco, diversas entidades da sociedade civil organizada integram o Movimento 28 de Abril, que vem discutindo e refletindo coletivamente sobre várias questões relacionadas à saúde no mundo do trabalho.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário