''A Petrobras planeja contratar 17 mil pessoas até o ano de 2015. A previsão é que cerca de um terço do total seja formado por profissionais de nível superior, a maioria dos quais engenheiros de diferentes áreas. As contratações serão feitas via concurso público.
Com 11.656 engenheiros em seu quadro de funcionários, a petroleira é uma das principais contratantes de serviços de engenharia no país. Aproximadamente 40% desses profissionais no Brasil prestam serviços direta ou indiretamente à estatal.
Atualmente, a Petrobras possui 58.510 funcionários.
Gargalo
Estimativas da Coppe-UFRJ indicam que o Brasil vem apresentando defasagem da ordem de 55 mil engenheiros por ano, tendo em vista as necessidades industriais do país – são apenas 35 mil profissionais formados para uma demanda anual por 90 mil engenheiros.
Uma vez mantida essa defasagem, a expectativa é que, em 2015, o déficit desses profissionais será da ordem de 220 mil engenheiros.
Segundo a assessoria de imprensa da Perobras, o gargalo em recursos humanos na área de engenharia não afetará a companhia, já que esta promove concursos para selecionar o quadro próprio. ''
Nenhum comentário:
Postar um comentário