As aulas começam no dia 28 de fevereiro e serão ministradas de segunda a quarta-feira, no período da noite. O curso tem 412 horas/aula, sendo o conteúdo programático divido em um semestre com os fundamentos básicos e um semestre com abordagem mais avançada. Todas as disciplinas e o corpo docente estão disponíveis para consulta na página do curso na internet (clique aqui).
As matrículas podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro, pelo site www.ematra9.org.br ou na secretaria da escola - Av. Vicente Machado, 320, 5º andar, Cj. 501/503, das 13h às 19 horas. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone 3232-3024 ou ematra@ematra9.org.br
Perguntas mais freqüentes
Objetivando esclarecer possíveis dúvidas sobre o curso, concursos e a carreira de Juiz do Trabalho, a Ematra-PR elaborou uma lista de perguntas e respostas mais frequentes:
1. Quais são as matérias abordadas no curso? O programa engloba todos os temas relacionados nos editais de concursos?
Não são abordados todos os tópicos que constam dos editais de concursos, uma vez que esses programas são elaborados de forma rígida visando informar ao candidato o que, potencialmente, pode cair na prova e o que ele deve conhecer. Todavia, os temas se relacionam, alguns pontos são menos complexos e outros encontram uma complexidade maior que poderiam ser estudados até em um curso específico (execução, por exemplo).
O curso aborda os principais temas em Direito e Processo do Trabalho como, por exemplo: salário e remuneração, jornada de trabalho, alterações do contrato de trabalho, empregado e empregador, competência da justiça do trabalho, provas, sentença. Também são tratadas as demais disciplinas, como Processo Civil, Administrativo, Direito Civil, uma vez que a visão que se pretende passar ao aluno é a sistêmica do Direito, de modo que ele aprimore sua capacidade de correlacionar os aspectos teóricos e práticos, desenvolvendo, portanto, a habilidade necessária para se destacar nas provas.
Na Ematra, a linha pedagógica está atenta aos temas mais atuais e polêmicos que, em regra, estão presentes nas provas. O curso conta, ainda, com aula de filosofia do direito voltada ao concurso e com aula sobre as novas disciplinas inseridas recentemente no programa, psicologia judiciária, assédio moral, relações do juiz com a mídia e assédio sexual.
2. Há previsão de novos concursos?
Novos concursos para juiz do trabalho são abertos todos os anos em todo o país, em alguns estados são mais de 100 vagas. É extremamente importante que o candidato estude sempre, e não apenas quando o edital é publicado, a fim de ter mais tempo para um aprimoramento adequado. Em regra, os candidatos fazem concurso em diversos estados e, se aprovados, aguardam uma remoção ou permuta, o que é bastante comum. A preocupação se haverá ou não concurso em curto prazo não deve impedir o aluno de iniciar os estudos, pois quem é aprovado não estuda apenas quando o concurso é aberto, e sim faz uma programação de estudos permanente e sistemática.
3. O curso garante minha aprovação no concurso?
O curso preparatório é um excelente caminho para aprimorar os estudos e, embora nenhum curso garanta a aprovação do aluno, implica na possibilidade de troca de experiências com outros candidatos e com professores que já passaram pela mesma situação ou participaram de bancas de concursos. Na Ematra, o aluno tem retorno do seu desempenho e recebe orientação completa para seguir os métodos de estudo mais eficazes atualmente. Isso é essencial para alcançar a aprovação.
4. Todas as fases dos concursos são abordadas durante o curso?
Sim, desde a preparação para a primeira fase, simulado para a segunda fase, aula teórica e simulado de sentença e ainda preparação para a prova oral. O curso conta, ainda, com aulas de língua portuguesa para que o aluno possa melhorar sua redação e a forma de responder questões.
5. É difícil passar? Eu tenho chance?
O concurso é difícil, sim, por isso exige estudo dedicado, bem como uma boa visão de teoria e prática que somente um bom curso preparatório pode oferecer. Todos os bacharéis em Direito que cursaram uma boa faculdade e que continuam dedicando horas para estudos têm chance de passar, lembrando que não existe limite de idade para inscrição.
6. Vale a pena ser Juiz do Trabalho?
Essa é uma dúvida que muitos candidatos têm quando iniciam os estudos. Na Ematra, o aluno pode trocar idéias com juízes experientes e também com os que ingressaram na carreira recentemente, pode avaliar os prós e contras da profissão e, ao mesmo tempo, aprimorar seus conhecimentos."
Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário