segunda-feira, 25 de abril de 2016

No Dia da Inconfidência, Mujica denuncia ao mundo o golpe brasileiro (Fonte: Fonte: Brasil de Fato)

"Homenageado nesta quinta-feira (21), com o Grande Colar, da Comenda de Minas Gerais, o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, falou sobre a crise política do Brasil. Ele condenou a negação da política e defendeu a democracia. Mujica também defendeu a unidade dos países da América Latina.

Abaixo os principais trechos do discurso de Mujica:

"A vida me ensinou uma coisa: os únicos derrotados são os que desistiram de lutar. Não há um prêmio no final do caminho. O prêmio é o próprio caminho. Nossa luta é muito velha. São falsos os termos "direita" e "esquerda". Na realidade são caras permanentes da condição humana, que sempre aparecem na história" 

"A democracia nunca se conheceu perfeitamente, é uma construção humana. Por isso, porque somos diferentes, porque nascemos em lugares distintos e pertencemos a classes distintas, a sociedade terá sempre conflitos. Por isso, não podemos viver sós" 

"Necessitamos da política, o homem é um animal político. A função da política é por limite as dores e as injustiças. É lutar por um mundo melhor, buscando conciliar permanentemente as diferenças. Não é função da política não é esmagar as diferenças. O pior resultado para as novas gerações no conflito que está vivendo o Brasil é terminar com a conclusão de que a política não serve para nada. Há que se salvar a política, isto é um problema do Brasil"

"Pior do que as derrotas é o desencanto. Viver é construir esperança, esperança em um mundo melhor. O que seria da vida sem utopias e sonhos?" 

"O Brasil é muito grande e forte. Tem muitas feridas. Tem que defender o país. Temos que entender que o desafio agora é outro: estamos construindo unidades mundiais, como a União Europeia. Se não conseguirmos uma voz comum na América, não adiantará de nada. Os fracos precisam se unir para ser fortes"

"Me sinto muito uruguaio, sou brasileiro de coração, minha pátria é a América Latina"

"Democracia não é votar só a cada quatro anos, é acrescentar o sentimento da igualdade máxima".,."

 Fonte: Fonte: Brasil de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário