terça-feira, 9 de abril de 2013

Governo corta tarifa de usina que era da Cesp (Fonte: O Estado de S.Paulo)

"Quatro meses após Cesp, Cemig e Copei desistirem de renovar antecipadamente as concessões de geração de energia, finalmente o governo publicou as normas para a operação de suas usinas hidrelétricas entre o vencimento dos contratos e a realização de um novo leilão. De acordo com portaria de ontem do "Diário Oficial da União, assim como foi feito com os ativos renovados no pacote de 2012, a eletricidade produzida nesses empreendimentos terá tarifas reduzidas e será divida em cotas para as distribuidoras.
Ao todo, 29 usinas hidrelétricas controladas pelas três companhias estaduais devem passar pelo processo até 2017. A primeira delas deve ser a Usina de Três Irmãos, gerida pela Cesp, cujo contrato já venceu em 2011. Segundo o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann, o leilão deve ocorrer em até dois meses. Até lá, a responsabilidade pela operação e manutenção continuará com a empresa paulista e a tarifa do empreendimento deverá cair "imediatamente".
"Essa portaria dá as condições de como o serviço será prestado até que se faça o leilão. Será muito próximo de uma concessão", afirmou Zimmermann. "A ideia é que o leilão seja realizado o mais rápido possível, já estamos nos preparando para o leilão."
Transição. A Cemig também terá que lidar com essa transição nos próximos meses. A concessão da usina de Dona Rita está vencida desde 2008 e o contrato de Jaguara acaba este ano. No caso dessa última, a companhia mineira ainda discorda do governo e defende a renovação automática da concessão pelo modelo antigo, sem redução das tarifas..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário