"O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) afirmou nesta segunda-feira (8) que não haverá racionamento de energia elétrica no país "nem agora, nem nunca mais".
"Decidi tranquilizar a população brasileira. O fornecimento de energia no Brasil está garantido", disse.
Segundo Lobão, o nível dos reservatórios atingiu níveis baixos no fim de 2012 e início de 2013, mas essa situação "foi vencida, superada".
"Se depender da gente [do governo], teremos energia para o país crescer 4% ou 5%", disse o presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim.
Para Lobão, o uso das térmicas -que são as usinas que geram energia pela queima de carvão ou óleo combustível, por exemplo- foi fundamental para manter essa segurança energética neste ano, afetado por forte seca.
Mais uma vez o governo usou o argumento de que essa geração, ainda que custe caro, sempre valerá a pena se o objetivo for evitar um inconveniente um apagão no país.
"As térmicas existem para ser utilizadas e não para enfeitar o sistema", disse. "Não há risco. Nem agora, nem nunca mais. Isso ficou em 2001. Nós aprendemos e isso nunca mais ocorrerá no Brasil", completou Lobão..."
Íntegra: Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário