"Diante do recorrente número de reclamações de consumidores que sofrem com falta de luz na capital, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) exigiu distribuição adequada de energia da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Furnas Centrais Elétricas. Em 10 dias, as duas empresas devem entregar um relatório explicando por que falta luz com tanta frequência no DF. Em seguida, será realizado um trabalho de negociação para ressarcir o consumidor do tempo em que ficou sem abastecimento, além da elaboração de um plano a longo prazo para melhor distribuição.
Em casos de falta de energia, a empresa é penalizada conforme uma cota anual permitida, de acordo com a região. Quando a luz acaba além do que é determinado, existe uma multa. A ideia do MPDFT é compensar o consumidor pelo mau serviço. “Temos observado que as interrupções de energia elétrica aumentaram bastante no DF, então, precisamos apurar as causas e ver as alternativas para ajudar o cidadão. Vamos verificar a possibilidade de instituir um sistema de compensação automática para o consumidor, na conta, para as horas sem energia”, explicou o promotor Leonardo Bessa, responsável pelo caso.
Ainda que as duas empresas tenham um inquérito aberto contra elas no Ministério Público, o objetivo de Bessa é realizar uma troca de ideias com elas e não penalizá-las pelo serviço ineficiente. “Não queremos estabelecer o diálogo no sentido de multá-las, mas de acompanhar de perto essa fiscalização. As empresas têm seus problemas, mas precisamos resolver alguns deles imediatamente para o consumidor”, defendeu o promotor..."
Íntegra: Correio Braziliense
Nenhum comentário:
Postar um comentário