sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

MPT coordenará eleição do sindicato dos servidores estaduais (Fonte: MPT)


"Objetivo é garantir um processo eleitoral tranquilo, democrático e transparente.
Fortaleza – O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai coordenar a eleição do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (Mova-se) que será realizada nos dias 7 e 8 de janeiro de 2013. Os integrantes do Mova-se solicitaram providências do MPT considerando a situação de conflito na entidade sindical, bem como a insegurança causada pelo ajuizamento de várias ações judiciais, uma das quais com decisão que determina a realização do processo eleitoral com a presença do MPT. Nas eleições, será utilizado o sistema desenvolvido pelo setor de TI do MPT. 
Os dirigentes sindicais afirmam que há dois grupos divergentes na categoria, que lutam pela administração da entidade. Por meio do procurador regional do trabalho, Francisco Gérson Marques, o MPT aceitou o pedido das partes de mediar o processo eleitoral e propôs que a comissão eleitoral fosse constituída pelos advogados Clovis Renato Costa Farias e Thiago Pinheiro de Azevedo – este Presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/CE – e pelo Presidente do sindicato dos gráficos (Sintgrace), José Rogério de Andrade. A proposta foi aceita pelos integrantes do Mova-se. 
“Houve compromisso de todos os presentes no sentido de que a eleição correrá respeitando os valores éticos e democráticos afetos ao processo eleitoral, evitando-se coações, intimidações ou qualquer outro meio de constrangimento perante eleitores ou membros das chapas. Assim como os ‘espaços públicos’ de que o Mova-se dispõe não serão utilizados em proveito de apenas certa chapa específica; se necessário, a comissão eleitoral disciplinará a utilização desses espaços oportunamente após ouvir as chapas concorrentes e o Mova-se”, contou o procurador do trabalho. 
Histórico – A primeira eleição sindical coordenada pelo MPT na história recente do Ceará foi a do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintro), realizada em dois turnos em janeiro e fevereiro de 2010. Em novembro do mesmo ano, o MPT acompanhou, também a pedido, a realização da eleição no Sindicato dos Policiais Federais (Sinpof). Em 2012, o MPT realizou novamente as eleições do Sinpof. “Este tipo de atuação do MPT tem caráter excepcional a fim de viabilizar uma eleição tranquila, democrática e transparente”, enfatiza Gérson Marques."

Extraído de http://portal.mpt.gov.br/wps/portal/portal_do_mpt/comunicacao/noticias/conteudo_noticia/!ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hH92BPJydDRwN_E3cjA88QU1N3L7OgMC8DY6B8JB55Awp0hzqaEqPbAAdwJGR3OMiv-N2ORx7sOpA8Hvv9PPJzU_ULckNDIwwyA9IdFRUBWV6ANQ!!/dl3/d3/L2dJQSEvUUt3QS9ZQnZ3LzZfQUdTSUJCMUEwTzRHMjBJVDU1R0o2UlZKRzI!/?WCM_GLOBAL_CONTEXT=/wps/wcm/connect/mpt/portal+do+mpt/comunicacao/noticias/mpt+coordenara+eleicao+do+sindicato+dos+servidores+estaduais

Nenhum comentário:

Postar um comentário