"Dando continuidade à mobilização em defesa do Meio Ambiente, os servidores do Sistema SEMA (IAP, ITCG e AGUASPARANÁ), vão distribuir panfletos e flores nesta quinta-feira (27), a partir das 9h00, na Boca Maldita (Praça Osório), em Curitiba.
Meio Ambiente na UTI
Este é o título do panfleto que será distribuído para a população junto com mudas de hortência, azaleia e jasmim. O objetivo é sensibilizar a opinião pública quanto ao descaso ao serviço público ambiental no Paraná pois, há 23 anos, o Governo do Estado não faz concurso público para o IAP e o número de servidores caiu pela metade. Em 1992 eram mais de 1200; hoje são apenas 567. Com as aposentadorias que estão por vir, em 2014, o quadro de funcionários do IAP vai contar com somente 268 servidores.
Tratamento desigual aos servidores do Meio Ambiente
O sindicato denuncia, também, que os servidores do Sistema SEMA não receberam ainda o reajuste na Gratificação pelo Exercício de Encargos Especiais (GEEE) que já foi concedido para o pessoal da SEAB desde o mês de julho. Conta, além disso, que existem servidores cumprindo há anos funções de nível superior ganhando salários de nível médio e operacional, mesmo tendo feito o curso superior. O governo reenquadrou alguns servidores nesta situação mas suspendeu o enquadramento de outros que tinham igual condição. Outro ponto destacado, é que a progressão por tempo de serviço foi paga para outras categorias, mas para o Meio Ambiente, apenas para os cargos de nível superior. Para os de nível médio e operacional, não.
Negociações
Enquanto os servidores ficaram concentrados em frente ao Palácio Iguaçu, o sindicato se reuniu, agora pela manhã, com a Secretaria de Administração e Planejamento (SEAP). O Governo do Paraná, por meio do Secretário Jorge de Bem, garante que o Projeto de Lei (PL) que reajusta e incorpora a GEEE para fins de aposentadoria será encaminhado para a ALEP. Sai de SEAP até sexta-feira. A intenção do governo é que, em duas semanas, seja encaminhado à Assembleia Legislativa (ALEP).
O PL precisa passar ainda pela Secretaria de Planejamento (SEPL), depois para a Secretaria da Fazenda (SEFA), voltar para a Casa Civil e, em seguida, vai para a ALEP. A diretora de Recursos Humanos da SEAP, Solange Matiello, justificou que o PL ainda não foi encaminhado, porque a SEAP estava negociando com as universidades estaduais. Matiello afirmou também que a celeridade do trâmite na SEPL, SEFA e Casa Civil dependem do acompanhamento do Secretário da SEMA, Jonel Iurk.
O deputado Rasca Rodrigues, que acompanhou a reunião, afirmou que, uma vez que o PL chegue à ALEP, vai trabalhar para que seja votado em regime de urgência. A posição do governo é de não fazer o decreto para a implantação imediata para o reajuste, como foi feito na SEAB, por entender que teria que repassar pelos mesmos trâmites que o PL e levaria mais tempo.
Após a reunião, os servidores seguiram para a barraca que está armada em frente à SEMA para avaliar o resultado. Na sexta-feira (28), os servidores do Sistema SEMA, de Curitiba, a partir das 9h00, fazem uma assembleia na barraca em frente à sede da secretaria para uma avaliação. No dia 02 de outubro, acontece a Assembleia Geral Estadual (AGE), com representantes de todos os regionais do estado que estão fazendo reuniões locais para definir o andamento do movimento grevista. A AGE começa às 9h00 no auditório da SEMA (Rua Desembargador Motta, 3384 – Mercês).
Mais informações: Elci Terezinha Veiga Costa (41) 9820-0708.
Claudia Maria de Morais
Assessora de Comunicação do SINDISEAB
(41) 3253 6328/8819-9840"
Nenhum comentário:
Postar um comentário