"A Corcovado Granitos, mineradora de Serra (ES), terá de pagar R$ 100 mil por dano moral coletivo. A decisão é da 12ª Vara do Trabalho de Vitória, após revisão de sentença dada à ação do Ministério Público do Trabalho (MPT) em 2007. A empresa transportava em seus caminhões rochas ornamentais com peso acima do permitido em lei, colocando em risco a vida dos empregados. Em dezembro de 2009, carreta da mineradora invadiu um posto de combustível em Ibiraçu, matando Karina Carla Machado, de 19 anos. A frentista foi esmagada por um dos três blocos de granito carregados irregularmente.
Em fiscalização feita pelo MPT na época da abertura da ação, constatou-se que um dos caminhões da empresa levava blocos com 92 mil quilos, 32 mil quilos acima do permitido pela legislação. A mineradora apresentou laudo técnico comprovando a instalação de equipamentos de segurança de sete veículos, omitindo a existência de outros 30.
O valor da indenização será revertido para a compra de instrumentos para a Polícia Federal Rodoviária (PRF) fiscalizar o transporte de pedras ornamentais nas rodovias federais do estado."
Nenhum comentário:
Postar um comentário