"O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deve decidir hoje se arquiva, determina a abertura de novo processo administrativo ou pune, de imediato, o juiz Fausto De Sanctis, ex-titular da 6ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo que hoje é desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. O conselho decidirá o destino de dois processos abertos contra De Sanctis por Daniel Dantas, dono do Opportunity, e Dório Ferman, presidente do grupo. Ambos respondem ações e inquéritos penais originados pela Operação Satiagraha, deflagrada pela Polícia Federal em 2008 para apurar crimes financeiros supostamente cometidos pelo banqueiro. As ações e inquéritos contra eles tramitam na 6ª Vara, da qual De Sanctis era titular até o início deste ano.
Nos pedidos feitos ao CNJ, Dantas e Ferman pedem que De Sanctis seja punido por ter descumprido uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2008, durante a Operação Satiagraha, o juiz determinou a prisão de Dantas, que obteve um habeas corpus, concedido pelo então presidente da corte, ministro Gilmar Mendes, no dia 9 de julho, para responder as acusações em liberdade. No dia seguinte, De Sanctis ordenou novamente a prisão do banqueiro, que foi agraciado com um novo habeas corpus de Gilmar Mendes em 11 de julho.
No TRF, o processo aberto contra De Sanctis foi arquivado, mas houve recurso ao CNJ. A sessão do conselho, que ocorrerá com dois terços dos conselheiros, começa às 9h e se estende até o fim da tarde de hoje."
Nenhum comentário:
Postar um comentário