quinta-feira, 19 de maio de 2011

“Honda demite 400 devido à crise na matriz japonesa” (Fonte: O Globo)


“Autor(es): agência o globo: Lino Rodrigues 

SÃO PAULO. A montadora Honda demitiu ontem 400 funcionários de sua unidade de Sumaré (SP), que produz os modelos Civic e Fit e que está paralisada desde quinta-feira. Segundo nota da empresa, os cortes representam 12% do total de funcionários e foram motivados pela crise na matriz, que, assim como seus fornecedores, foi fortemente afetada pelo terremoto que atingiu o Japão em 11 de março. Pelos planos da companhia, a subsidiária brasileira terá de reduzir a produção em 50% a partir de junho, para acompanhar o ritmo de retomada das fábricas japonesas. O diretor de Relações Institucionais da Honda do Brasil, Paulo Takeuchi, calcula que as medidas provocarão queda de 30% na produção e de 20% nas vendas.

- Até o fim do ano a situação deve continuar complicada - reconheceu Takeuchi, que não descartou novas demissões. - Tudo vai depender das negociações com o sindicato.

A fábrica de Sumaré, que emprega 3.400 pessoas, está parada desde o dia 12, quando o sindicato da região soube dos planos da empresa de demitir 1.270 trabalhadores. O ajuste na unidade, que vai reduzir a produção de 600 para 300 veículos por dia, também prevê a extinção de um dos três turnos de trabalho. Segundo o executivo, como 800 empregados ficarão ociosos, outras demissões não estão descartadas. Ele garantiu que a empresa fará "todos os esforços" para evitar mais dispensas.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, Jair dos Santos, disse que não foi comunicado oficialmente pela empresa sobre as demissões ou planos para os demais trabalhadores. Segundo ele, as demissões aconteceram no período de negociações, foram feitas por meio de telegramas e os trabalhadores entrarão com ações contestando a decisão.

As dispensas, segundo o sindicato, atingiram outras subsidiárias da Honda: na Logística Sumaré Ltda (LSL), 110 funcionários foram demitidos nos últimos dias.”


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário