quinta-feira, 14 de abril de 2011

“Bolsa de energia” (Fonte: Valor Econômico)

“A bolsa para negociação de energia elétrica, Brix, oficialmente lançada nesta terça-feira, ainda nem começou a operar e o empresário Eike Batista já quer ampliar o escopo do negócio e passar a negociar também petróleo.
Apesar de o CEO da Brix, Marcelo Mello, afirmar categoricamente que o foco "total e completo é no mercado de energia elétrica", Eike já vislumbra a possibilidade de negociar também a sua própria produção na bolsa de que vai ser sócio.
"Vou usar o meu voto para entrar em petróleo também. A plataforma está aí, por quê não usá-la? Pode servir para tudo o que for energia", disse.
A empresa de petróleo de Eike, a OGX, pretende chegar a produzir 1,4 milhões de barris de óleo. A expectativa é começar a produzir em setembro e, em 2012, devem ser produzidos 60 mil barris diários. Na opinião de Eike, a bolsa é uma "maneira fantástica" de vender o produto brasileiro para as refinarias do mundo, à procura de quem pagar melhor.
"Houve uma reorganização de suprimentos. Se tiver óleo bom, pode até ter um prêmio. O seu produto pode chegar ao seu melhor pagador. Pretendemos vender para a Petrobras parte de nossa produção, mas ela tem que concorrer com o mundo inteiro. É uma janela de vendas extraordinária", disse.
A empresa contratada pela OGX para realizar o estudo de reservas de petróleo, a DeGolyer&MacNaughton, vai divulgar na sexta-feira num relatório com a expectativa de extração de óleo.
O empresário afirmou ter sido procurado por uma grande empresa de petróleo, que também é refinadora, para tentar comprar toda a produção da OGX. "Eu não vou fazer isso. Prefiro vender numa bolsa, pelo melhor preço", afirmou. Eike comparou a nova bolsa ao "Facebook" do setor elétrico.
Ele terá 23,75% da nova bolsa de energia, a Brix, ao lado dos sócios Josué Gomes da Silva, Marcelo Parodi e a IntercontinentalExchange (ICE). O economista Roberto Teixeira da Costa terá 5%. (Juliana Ennes)”

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário