“Estatal vai investir R$10 milhões e deve iniciar operação até o final deste ano
A EletrobrasEletrosul anunciou nesta terça-feira (15/3) que será lançada, em até dois meses, a licitação para a viabilização de sua primeira usina para a geração de energia solar. A consultoria LahmeyerInternational, contratada pela Eletrosul para elaborar o projeto básico e as especificações técnicas da planta, concluiu a primeira fase do trabalho: o projeto conceitual do Megawatt Solar. O projeto, que deve iniciar operação até o final do ano, tem investimento total estimado em R$10 milhões e um financiamento garantido de 2,8 milhões de euros junto ao banco alemão KfW.
O Megawatt Solar consiste na implantação de um sistema que transforma a energia solar diretamente em energia elétrica por meio de sistemas fotovoltaicos e nasceu de uma parceria entre a Eletrobras, Universidade Federal de Santa Catarina, Instituto Ideal, o banco de fomento alemão KfW e a agência alemã de cooperação GIZ. Na etapa que foi concluída, foram definidas as áreas nas quais as placas solares serão dispostas, a melhor inclinação/orientação solar e as estimativas de capacidade instalada e produção de energia. Segundo a estatal, a Lahmeyer já está trabalhando na finalização da especificação técnica que vai fornecer as características mínimas dos componentes, padrões de construção e qualidade, além da definição do preço-teto.
Segundo Rafael Takasaki Carvalho, gerente da Divisão de Planejamento da Geração e coordenador do projeto, “várias empresas de países como Alemanha, China e Espanha, além de brasileiras mostraram interesse e têm buscado informações no site da Eletrosul”. O gerente acrescenta que o modelo proposto vai permitir a flexibilização dos projetos, “o que deve ampliar a competitividade entre os participantes”, frisa.”
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez
Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário