"Imetame Metalmecânica, uma das construtoras da Suzano em Imperatriz, assina acordo com MPT após morte de trabalhador da obra
São Luís – A Imetame Metalmecânica Ltda. pagará R$ 1,5 milhão por problemas de segurança e meio ambiente do trabalho nas obras de construção da fábrica da Suzano Papel e Celulose, em Imperatriz (MA). O valor foi fixado em acordo judicial firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT), durante audiência recente na 2ª Vara do Trabalho da cidade. A empresa é investigada desde 2012 pelo Grupo Móvel de Auditoria de Condições de Trabalho em Obras de Infraestrutura (GMAI), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e foi processada após a morte de um trabalhador, ocorrida em julho, enquanto retirava equipamentos de um container.
Segundo a procuradora do Trabalho Adriana Candeira, responsável pelo caso, o dinheiro será utilizado para a aquisição de bens a serem destinados a instituições de interesse social, que serão indicadas pelo MPT-MA. De acordo com o cronograma estabelecido, até 30 de junho de 2014 serão entregues seis veículos, sendo duas UTI´s móveis, duas viaturas modelo caminhonetes cabine dupla com sirene, rádio e giroflex, uma ambulância simples e uma van. E até 30 de junho de 2015 outros cinco veículos deverão ser adquiridos, sendo duas UTI´s móveis e três viaturas tipo caminhonetes cabine dupla.
Obrigações - Com o acordo, a Imetame deverá cumprir 59 obrigações, como o monitoramento de espaços confinados, troca de painéis elétricos, troca de equipamentos de proteção individual, isolamento e sinalização de áreas de movimentação de cargas. Em caso de descumprimento, as multas chegam a R$ 30 mil."
Fonte: MPT-MA
Nenhum comentário:
Postar um comentário