"Valor que as concessionárias de energia tiveram depagar aos consumidores desde 2010 representa só parte do prejuízo com as interrupções no fornecimento Ficar sem energia elétrica não sai barato para ninguém. O prejuízo mensurável em reais já atinge os nove dígitos. Entre 2010, quando as concessionárias de energia elétrica passaram a ser obrigadas a pagar aos consumidores brasileiros compensações pelos cortes no fornecimento, e o ano passado, a conta ficou em R$ 1,2 bilhão. Isso cobre apenas uma parte do transtorno causado às pessoas que têm o fornecimento de luz interrompido.
O valor foi calculado com base na quantidade de horas que os domicílios ou empresas ficaram sem luz e no número de apagões que aconteceram. São indicadores que demonstram a baixa qualidade do serviço, segundo especialistas. Em média, cada unidade consumidora ficou 18,47 horas sem energia nesses três anos e os desligamentos ocorreram pelo menos 11 vezes (leia quadro ao lado). Para piorar a situação do setor, os níveis dos reservatórios das principais hidrelétricas do país aferidos na semana passada estavam bem abaixo dos que foram registrados no mesmo período do ano passado.
Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontam que a empresa que mais reembolsou os consumidores em 2012 foi a Centrais Elétricas do Pará (Celpa), com um valor total de R$ 67,07 milhões, seguida pela Celg, de Goiás, com R$ 52,7 milhões, e pela Light, do Rio de Janeiro, que devolveu R$ 46,5 milhões..."
Íntegra: FGVces
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