"O Carrefour no Brasil manteve a liderança do mercado de varejo e atacado alimentar no país em 2012, à frente do segundo colocado, o Grupo Pão de Açúcar, controlado pelo Casino. O desempenho da rede Atacadão, a maior companhia de atacado do Brasil, explica a posição. A diferença na receita bruta alcançada pelas duas empresas está em R$ 380 milhões, valor pequeno em relação ao tamanho das companhias.
Mas ao se retirar o resultado do negócio de atacado no Carrefour, e contabilizar a apenas a operação de varejo, a empresa passa a ter a metade do tamanho do GPA. O Carrefour registrou vendas brutas de €12,54 bilhões no Brasil em 2012, equivalente a R$ 31,47 bilhões (cotação média no período). A área alimentar do Pão de Açúcar teve receita bruta de R$ 31,09 bilhões no ano passado - cerca de R$ 380 milhões menor que o concorrente. Em 2011, a diferença de receita entre as empresas foi de R$ 340 milhões (o Carrefour faturou R$ 28,766 bilhões e o GPA Alimentar, R$ 28,431 bilhões).
Nesses cálculos, a base de comparação é a mesma. No valor está contabilizado o desempenho das redes de hipermercado, supermercado, atacado, lojas de farmácias e postos de combustível das duas companhias. Não estão incluídos nos dados do GPA a Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia).
As duas empresa tiveram a mesma taxa de expansão nas vendas em 2012. O Carrefour cresceu 9,4% (excluindo o câmbio) em 2012, o mesmo índice do Pão de Açúcar. O resultado inclui todas as lojas das empresas, novas e antigas. No critério de "mesmas lojas", abertas há mais de 12 meses, o Carrefour cresce 7,7%. O Pão de Açúcar, 6,5%. Ao contabilizar a expansão das novas lojas, a taxa do Pão de Açúcar é de 9,4%. O Pão de Açúcar abriu mais lojas do que o Carrefour em 2012..."
Mas ao se retirar o resultado do negócio de atacado no Carrefour, e contabilizar a apenas a operação de varejo, a empresa passa a ter a metade do tamanho do GPA. O Carrefour registrou vendas brutas de €12,54 bilhões no Brasil em 2012, equivalente a R$ 31,47 bilhões (cotação média no período). A área alimentar do Pão de Açúcar teve receita bruta de R$ 31,09 bilhões no ano passado - cerca de R$ 380 milhões menor que o concorrente. Em 2011, a diferença de receita entre as empresas foi de R$ 340 milhões (o Carrefour faturou R$ 28,766 bilhões e o GPA Alimentar, R$ 28,431 bilhões).
Nesses cálculos, a base de comparação é a mesma. No valor está contabilizado o desempenho das redes de hipermercado, supermercado, atacado, lojas de farmácias e postos de combustível das duas companhias. Não estão incluídos nos dados do GPA a Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia).
As duas empresa tiveram a mesma taxa de expansão nas vendas em 2012. O Carrefour cresceu 9,4% (excluindo o câmbio) em 2012, o mesmo índice do Pão de Açúcar. O resultado inclui todas as lojas das empresas, novas e antigas. No critério de "mesmas lojas", abertas há mais de 12 meses, o Carrefour cresce 7,7%. O Pão de Açúcar, 6,5%. Ao contabilizar a expansão das novas lojas, a taxa do Pão de Açúcar é de 9,4%. O Pão de Açúcar abriu mais lojas do que o Carrefour em 2012..."
Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/18/carrefour-cresce-mais-do-que-gpa
Nenhum comentário:
Postar um comentário