"A Light vai investir R$ 460 milhões para melhorar a qualidade do serviço de energia e atender o crescimento do seu mercado em 2012. O montante é 19,5% superior ao aplicado com o mesmo objetivo no ano passado. A empresa planeja investir outros R$ 410 milhões anuais entre 2013 e 2015 na rede de distribuição.
Quinta maior distribuidora de energia do país, em volume comercializado (19,8 milhões de megawatts-hora em 2011), e responsável pelo atendimento da capital do Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas de 2016, a companhia amargou a terceira pior posição em um ranking de qualidade do serviço, divulgado ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa ficou à frente apenas da federalizada Cepisa, do Piauí, e da Celpa, que enfrenta problemas operacionais e financeiros.
Para comparar a performance das empresas, a agência reguladora utilizou o índice de desempenho global de continuidade (DGC). Ele é calculado pela diferença entre o limite permitido de horas e de frequência de interrupções do serviço de energia estabelecido para cada empresa e o apurado pela Aneel. Quanto menor for o índice, melhor a qualidade do serviço da empresa. Nesse caso, o DGC da Light foi de 1,34, contra 1,42 da Cepisa e 2,67 da Celpa.
Segundo a Light, no ano passado foram substituídos 648 quilômetros de rede para reforçar o sistema elétrico de sua área de concessão. "Para a execução dessas obras, a empresa realiza a interrupção programada de energia elétrica, na qual os clientes são informados previamente, entretanto, as interrupções influenciam os indicadores de qualidade", afirmou a companhia, em nota.
Em 2011, a Light registrou 1.376 desligamentos, sendo 1.222 programados e 154 acidentais. Em 2010, foram 1.025 desligamentos, dos quais 601 programados e 424 acidentais.
A Ampla, que atende 66 municípios do Rio de Janeiro, teve DGC de 1,03. Segundo o diretor Institucional da empresa, André Moragas, a companhia pretende investir R$ 65 milhões para melhorar a qualidade do serviço em 2012. Até 2016, esses investimentos devem alcançar a cifra de R$ 400 milhões. Ele ressaltou que, entre 2010 e 2011, a distribuidora teve uma melhora de 23% do índice FEC, que monitora a frequência de interrupções do serviço de energia, e de 19% do DEC (duração das interrupções)."
Extraído dehttp://www2.valoronline.com.br/empresas/2641934/light-tenta-reverter-desempenho-ruim
Nenhum comentário:
Postar um comentário