quarta-feira, 16 de março de 2011

“Fevereiro tem criação recorde de emprego” (Fonte: O Globo)


“Autor(es): Agência o globo: Patrícia Duarte

Carnaval impulsiona contratação formal, com mais de 280 mil novas vagas

BRASÍLIA. Com um empurrão do carnaval, o Brasil bateu recorde de criação de empregos com carteira assinada em fevereiro, e não deve parar por aí. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem, no mês passado foram abertas 280.799 vagas no país, recorde histórico para o mês, acumulando no ano mais 448.742 novos postos. Em fevereiro de 2010, o país havia registrado 209.425 novos empregos - até então, recorde para o período.

O desempenho pegou de surpresa o mercado, que não previa mais de 210 mil contratações. Com isso, aumentaram as avaliações de que a pressão inflacionária ainda é expressiva.
- Mais contratações mostram mais confiança dos empresários e aumento da massa salarial. Isso eleva o potencial de consumo, sobretudo para o setor de serviços - resumiu o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, lembrando que a inflação de serviços hoje corresponde a 25% do IPCA e, em 12 meses, acumula alta de 8,5%.

Lupi aposta em novo recorde de contratação este mês

A forte criação de empregos em fevereiro, segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, foi beneficiada pelas preparações para o carnaval, em março. Ele destacou justamente o desempenho do setor de serviços que, no mês passado, criou 134.342 novas vagas formais, recorde para todos os meses da série histórica.
Apesar de após o carnaval haver uma dispensa maior, com o fim dos contratos temporários, Lupi ainda acredita que haverá mais recordes de geração de postos com carteira este mês, impulsionada por educação, serviços e construção civil. Em março de 2010, o país registrou a criação de 266.415 empregos, sem ajuste (desconsiderando os registros informados após o dia 7 do mês). Com ajuste, o número sobe para 321.487 postos.

 Muito provavelmente vamos ver outro recorde em março - afirmou o ministro.

No mês passado, outros setores que se destacaram com a geração de empregos foram a indústria da transformação (60.098 novos postos), a construção civil (30.701) e o comércio (17.394).

Nos últimos 12 meses, foram gerados 2.523.029 postos com carteira, alta de 7,45%. A meta para 2010, segundo Lupi, está mantida em três milhões de vagas, meio milhão acima do desempenho do ano passado.”

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário