"A Eletrobras Furnas e China Three Gorges (CTG) firmaram um acordo de cooperação estratégica nesta quinta-feira (17/07), que prevê a possibilidade de investimentos conjuntos em energia eólica e solar, em atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além do desenvolvimento de estudos em projetos hidrelétricos no país, como o do Complexo Tapajós, cuja primeira usina poderá ser licitada ainda neste ano, segundo a expectativa do governo.
O acordo, que tem validade de três anos, prevê também que a Cwei Brasil Participações, braço da CTG no Brasil, integre a Sociedade de Propósito Específico (SPE) para construção e operação da UHE São Manoel (700 MW), que será instalada no rio Teles Pires, entre o Mato Grosso e o Pará. A chinesa possui 21,35% das ações da Energias de Portugal (EDP), sócia de Furnas na SPE.
A parceria entre Furnas e a CTG foi destacada pela presidente Dilma Rousseff, durante a solenidade de assinatura dos 32 acordos bilaterais - em áreas como transporte, infraestrutura, tecnologia, comércio e educação, além de energia - entre os dois países. "A crescente presença da China no setor elétrico brasileiro é bem-vinda", disse, durante a solenidade que contou com a presença do presidente chinês, Xi Jinping..."
Integra: Jornal da Energia
Nenhum comentário:
Postar um comentário