"As reclamações contra bancos cresceram 57% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do Banco Central (BC), foram 5,688 demandas consideradas procedentes entre janeiro e março deste ano, ante 3.619 entre janeiro e março de 2012.
As demandas mais comuns foram reclamações por débitos não autorizados em conta (1.003), com aumento de 46%; cobrança irregular de tarifas por serviços não contratados (624), alta de 26%; e prestação de forma irregular do serviço conta salário (624), crescimento de 109%.
Os dados se referem apenas ao descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do BC. O número de reclamações não relacionadas a essas normas, como tempo de espera em fila, atendimento bancário, negociação de dívidas, dificuldade de acesso ao Serviço da Atendimento ao Consumidor (SAC) dos bancos, entre outras, foi de 33.277 no trimestre, aumento de 25%.
Entre os bancos com mais de um milhão de clientes, a instituição com mais reclamações no trimestre foi o Santander, que liderou o ranking do BC nos meses de fevereiro e março deste ano, seguido pelo Banco do Brasil. No ranking de instituições com menos de um milhão de clientes, os mais reclamados foram o BMG e o Bonsucesso..."
Íntegra: O Estado de S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário