sexta-feira, 8 de junho de 2012

Eletrosul: nova linha viabiliza eólicas no Rio Grande do Sul (Fonte: Jornal da Energia)

"Estatal vence leilão e investirá cerca de R$710 milhões em empreendimentos de transmissão

Por Luciano Costa, de São Paulo







Ronaldo Custódio, da Eletrosul, comemora vitória

A Eletrobras Eletrosul e a CEEE arremataram o principal lote do leilão de transmissão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quarta-feira (6/6), que envolve 490 quilômetros em linhas em 525kV, três novas subestações e a ampliação de uma unidade existente. Segundo a Eletrosul, os empreendimentos somam R$710 milhões em investimentos.

Após a licitação, o diretor de Engenharia da Eletrosul, Ronaldo Custódio, comemorou o resultado e revelou que o lote era considerado "estratégico" por ambas as empresas, que estavam bastante focadas em estudos para a disputa. Além disso, ele ressaltou que o projeto é importante para a região em que será implantado.

"Essa linha tem um aspecto social importante, porque vai ser instalada em uma região bastante deprimida economicamente. Essa região no Sul, tem um enorme potencial eólico e essa estrutura vai permitir a exploração dele. E esses investimentos eólicos nos próximos anos vão mudar a região", analisou Custódio.

Os gargalos de transmissão no extremo Sul, inclusive, fizeram a EDP pedir a revogação de um projeto de parque eólico em Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul. A companhia viu, no momento, inviabilidade de conectar a usina à rede. Apesar disso, o grupo diz que mantém interesse no empreendimento, que pode se tornar mais atrativo com a conclusão dessas obras de transmissão."

Extraido de http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=10154&id_secao=9

Nenhum comentário:

Postar um comentário