quarta-feira, 8 de junho de 2011

"Trabalho Infantil: menores são encontrados na Feira de São Cristóvão" (Fonte: MPT-RJ)

"Rio de Janeiro (RJ) - Quatro menores foram encontrados trabalhando na feira de São Cristóvão durante ação conjunta realizada, na madrugada da última sexta-feira, por membros do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro, Ministério do Trabalho e Emprego, Polícia Federal e Secretaria de Assistência Social do Município do Rio de Janeiro. A feira, que atrai mensalmente cerca de 500 mil visitantes, é reduto da cultura nordestina.
A medida é uma das ações promovidas em comemoração ao dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Ao longo desta semana, serão desenvolvidas várias atividades voltadas para a conscientização da população, em especial orla da zona sul, que é um dos pontos turísticos do Município. As atenções têm sido voltadas para o combate à exploração sexual de crianças e de adolescentes, principalmente com a proximidade da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016.
Dados da última Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) apontam que, no Estado do Rio de Janeiro, houve um aumento com relação ao número de crianças e adolescentes trabalhando. Em 2008, havia 117.985, entre 5 a 17 anos. No ano seguinte, o número saltou para 127.137.
De acordo com a procuradora do Trabalho Gabriela Tavares Miranda Maciel, ainda existe uma equivocada concepção por parte da sociedade de que crianças e adolescentes de baixa renda precisam trabalhar para contribuir com o sustento familiar. “As estatísticas demonstram que a evasão escolar é três vezes maior nos casos em que se começa a trabalhar antes da idade adequada”, aponta Gabriela, que contou com a participação da procuradora regional do Trabalho Maria Vitória Sussekind Rocha durante a ação conjunta."



Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário