“Por: Taciana Giesel
Médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e profissionais da saúde de todo o país já podem opinar sobre as Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS. Já está disponível no Portal do Ministério da Saúde, uma consulta pública para avaliar a minuta da portaria que visa estabelecer políticas de saúde específicas para os profissionais do SUS, que até o momento, não tem nenhuma regra do ponto de vista legal.
Ao longo deste ano, os representantes do Comitê Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde se reuniram a cada 15 dias para estabelecer as diretrizes e identificar os riscos que os profissionais enfrentam em seu ambiente de trabalho, como, riscos biológicos, físicos, químicos, stress, péssimas condições de trabalho, assédio moral dos gestores, entre outros. Agora, o documento que já passou pela aprovação jurídica está concluído e disponibilizado para consulta e participação popular, para, depois, ser transformado em uma portaria do Ministério da Saúde, a fim de que possa entrar em vigor.
De acordo com o vice-presidente da FENAM, José Erivalder Guimarães de Oliveira, membro do Comitê, os cuidadores também precisam ser cuidados. “Todos os trabalhadores do SUS estão desprotegidos e essas diretrizes têm o objetivo de buscar protegê-los e, a partir daí, ter um referencial para cobrar das autoridades públicas do país a adoção de políticas específicas para essa área”, destacou.
As sugestões podem ser enviadas até o dia 5 de fevereiro de 2011”.
Extraído de http://falamedico.wordpress.com/2010/12/14/ja-esta-disponivel-consulta-publica-sobre-politicas-de-promocao-a-saude-do-trabalhador-do-sus/, onde a íntegra da Consulta Pública está disponível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário