"A distribuidora de energia elétrica Ampla obteve lucro líquido de R$ 515 milhões no exercício de 2013, ante um resultado de R$ 493 milhões verificado em 2012. O Ebitda da companhia atingiu R$968 milhões, contra R$ 883 milhões no ano anterior. A margem Ebitda foi de 25,14%, o que representa um aumento de 1,22 pontos percentuais sobre o 23,92% de 2012.
No período, a companhia investiu R$462 milhões, principalmente em novas conexões, que representaram um investimento de R$ 141 milhões, para atender ao crescimento da base de clientes. A distribuidora também direcionou seus investimentos para melhorias no sistema de distribuição de energia e para o programa de combate aos furtos de energia.
A base de clientes da distribuidora em 2013 apresentou um volume superior de 3,7%, com 2.812.446 unidades consumidoras. Segundo a companhia, esse crescimento representa um acréscimo de 108.087 novos clientes, dos quais 83.966 são clientes da classe residencial (convencional e baixa renda, conjuntamente).
A Ampla encerrou o período com DEC de 20,10 horas, ante um índice de 17,58 horas verificado em 2012. O FEC alcançou o patamar de 9,79 vezes, contra 9,26 vezes do ano anterior. Conforme informou a empresa, o aumento nos índices deve-se, principalmente, a fenômenos climáticos severos verificados no ano passado em várias regiões da área de concessão da Ampla.
O DEC e o FEC medem, respectivamente, a duração e a frequência das interrupções do fornecimento de energia no intervalo de tempo de um ano.
Quanto às perdas de energia, acumuladas em 12 meses, alcançaram 19,76%, valor 0,13 ponto percentual superior às perdas registradas em 2012, de 19,63%. Em 2013, a empresa investiu R$ 100 milhões no combate ao furto de energia.
De maneira geral, a companhia explica que os resultados de 2013 devem-se, principalmente, ao reajuste tarifário anual; ao aumento de 2,5% no volume de energia vendida para o mercado cativo da companhia, atingindo 9.192 GWh em 2013; e por um maior volume de energia transportada para os clientes livres, totalizando 1.598 GWh. Ao todo, o volume de energia comercializada em 2013 foi de 10.790 GWh, o que representa um aumento de 3% em relação a 2012."
No período, a companhia investiu R$462 milhões, principalmente em novas conexões, que representaram um investimento de R$ 141 milhões, para atender ao crescimento da base de clientes. A distribuidora também direcionou seus investimentos para melhorias no sistema de distribuição de energia e para o programa de combate aos furtos de energia.
A base de clientes da distribuidora em 2013 apresentou um volume superior de 3,7%, com 2.812.446 unidades consumidoras. Segundo a companhia, esse crescimento representa um acréscimo de 108.087 novos clientes, dos quais 83.966 são clientes da classe residencial (convencional e baixa renda, conjuntamente).
A Ampla encerrou o período com DEC de 20,10 horas, ante um índice de 17,58 horas verificado em 2012. O FEC alcançou o patamar de 9,79 vezes, contra 9,26 vezes do ano anterior. Conforme informou a empresa, o aumento nos índices deve-se, principalmente, a fenômenos climáticos severos verificados no ano passado em várias regiões da área de concessão da Ampla.
O DEC e o FEC medem, respectivamente, a duração e a frequência das interrupções do fornecimento de energia no intervalo de tempo de um ano.
Quanto às perdas de energia, acumuladas em 12 meses, alcançaram 19,76%, valor 0,13 ponto percentual superior às perdas registradas em 2012, de 19,63%. Em 2013, a empresa investiu R$ 100 milhões no combate ao furto de energia.
De maneira geral, a companhia explica que os resultados de 2013 devem-se, principalmente, ao reajuste tarifário anual; ao aumento de 2,5% no volume de energia vendida para o mercado cativo da companhia, atingindo 9.192 GWh em 2013; e por um maior volume de energia transportada para os clientes livres, totalizando 1.598 GWh. Ao todo, o volume de energia comercializada em 2013 foi de 10.790 GWh, o que representa um aumento de 3% em relação a 2012."
Fonte: Jornal da Energia
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