quarta-feira, 13 de abril de 2011

“Operários da Usina de Jirau encerram greve” (Fonte: O Globo)


“BRASÍLIA. Os operários da Usina de Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia, decidiram ontem voltar ao trabalho, encerrando uma greve que começou em 15 de março. A retomada da construção da hidrelétrica foi decidida em uma assembleia, na qual ainda ficou acertado o início da campanha salarial. A obra emprega cerca de quatro mil trabalhadores. No dia em que os operários iniciaram a paralisação, houve um grande quebra-quebra, que culminou com a destruição de veículos e alojamentos, entre outras instalações.

O acordo firmado entre os trabalhadores e a empreiteira Camargo Corrêa, responsável pela obra, foi semelhante ao firmado com operários da Usina de Santo Antônio, que também vem sendo construída no Rio Madeira. Foram assegurados uma antecipação salarial de 5%, aumento da cesta básica de R$110 para R$132 (o valor final será decidido durante a campanha salarial) e licença de cinco dias a cada três meses trabalhados, com direito a passagens aéreas.

Ficou decidido ainda que a empresa pagará passagens de ônibus para aqueles que moram fora das capitais de seus estados e que será feita uma avaliação da empresa que fornece o vale-alimentação. Os trabalhadores também poderão escolher um plano de saúde de cobertura nacional. Além disso, outro ponto acertado na negociação é o pagamento de um abono, equivalente a 50 horas do salário, para os trabalhadores que permaneceram alojados e para os que realizaram serviços de manutenção no canteiro de obras entre os dias 18 e 31 de março.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, acompanhou a assembleia de ontem e visitou os canteiro de obras de Jirau e Santo Antônio.”

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário