"As operadoras de TV por assinatura assumiram o compromisso de investir juntas R$ 2,5 bilhões em 2013 para aperfeiçoar o atendimento aos clientes e, assim, reduzir os índices de reclamação registrados no setor. Nesse montante estão somados os investimentos originalmente programados e os complementares que forem necessários para a execução de planos de ação. A iniciativa é uma resposta à exigência feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para que as companhias do setor melhorem a qualidade do serviço prestado aos assinantes.
Recentemente, as operadoras entregaram à Anatel seus planos de ação para reduzir o volume de queixas de clientes e melhorar a qualidade técnica dos serviços prestados. A exigência atingiu as grandes prestadoras: Sky, Net, Oi TV, GVT, Claro TV, Algar e Vivo TV. Por enquanto, só a Algar não enviou seu plano. Segundo a Anatel, a operadora pediu um prazo maior para concluir seu projeto de melhoria do serviço e poderá entregá-lo nas próximas semanas.
Os planos foram solicitados para que as empresas retomem o nível de qualidade previsto nos regulamentos da agência. "Percebemos que houve um deslocamento nos índices de reclamação no setor, o que acendeu uma lâmpada vermelha para nós", disse Marconi Maya, superintendente dos serviços de comunicação de massa da Anatel.
De acordo com as regras, as operadoras devem reduzir as reclamações de 1,12 para cada grupo de mil usuários, verificado em setembro deste ano, para 0,65 até outubro de 2013.
As empresas que não alcançarem o patamar considerado aceitável pela agência até dezembro de 2013 estarão sujeitas à multa. Sobre o novo plano de recuperação, o superintendente disse que é mais arrojado para recuperar a curva de reclamações. "Não queremos, a todo o momento, ficar abrindo Pados [processos administrativos]. Queremos que o assinante seja bem-atendido", afirmou.
Durante os últimos 12 meses, a agência reguladora aplicou 56 multas para as empresas do setor, num total de R$ 4 milhões, disse o superintendente.
As principais queixas dos assinantes são referentes à administração dos contratos, reparos, atendimento e programação. Mas, ao contrário do que aconteceu com o setor de telefonia móvel e anteriormente com banda larga fixa, a Anatel não planeja suspender as vendas de novos planos de serviço de TV por assinatura. "Até o momento, o órgão regulador não viu sentido em tomar uma medida como essa", disse Maya. Segundo ele, os dois segmentos reúnem características "completamente diferentes..."
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